Header Ads

Sinister (2012) / A Entidade

Dirigido por Scott Derrickson responsável por Hellraiser: Inferno (2000), The Day the Earth Stood Still (2008), Doctor Strange (2016). Este filme é britânico e americano, estrela Ethan Hawke, Vincent D'Onofrio entre outros. Ethan interpreta Ellison Oswalt um escritor de crimes reais, ele se muda para uma nova casa em uma cidade com uma garota desaparecida, e sua intenção é ter um novo livro de sucesso, já que o último não teve o desempenho que ele gostaria. Uma noite ele encontra uma caixa em sua casa com vários filmes em Super 8, filmes curtos, mas que na verdade são filmagens reais de famílias e suas mortes. Isso ao mesmo tempo que é perturbador, é exatamente o nível de conhecimento que ele pode canalizar para ter uma história mais precisa e sem erros, claro que o correto seria ele entregar os filmes para a polícia ajudando eles na resolução do caso, mas a situação financeira faz Ellison escolher continuar investigando. No primeiro filme que ele assiste, uma família é enforcada, justamente a família da casa que ele mora, no segundo filme outra família é queimada dentro de um carro, e no terceiro outra é afogada no quarto outra é cortada com um cortador de gramas.

Poster do filme Sinister (2012)/Alliance Films/Blumhouse Productions/Divulgação


Coisas estranhas começam a acontecer, claro estamos falando de um filme de terror, é o esperado, e claro que por Ellison se mudar para a mesma casa do assassinato que ele está investigando não foi a melhor decisão que ele poderia ter tomado.

Uma noite ele cai do andar de cima de casa e analisando o vídeo da sua queda, nota que foi puxado por mãos. O projetor também passa a ligar sozinho, a atividade se intensifica quando ele passa a entender mais quem é o senhor Boogie. Os animais que aparecem, escorpião e uma cobra todos são indicadores da entidade.

Investigando Ellison nota uma figura estranha nos filmes, alguém que estava assistindo os assassinatos, além de símbolos estranhos como de seitas e claro a maior pergunta, quem estava realizando as filmagens? Investigando com o policial, fulano de tal como (Deputy So & So) consta na tradução, eles descobrem que os assassinatos já ocorrem a anos, desde os anos 60, e que em todas as famílias pelo menos uma criança sumia.  Com a ajuda do Professor Jonas (Vincent D'Onofrio) ele entende que os símbolos são babilônios, e que remetem a adoração de Bughuul que segundo as lendas, consumia as almas das crianças e que os símbolos para antigos cristãos eram uma forma da entidade entrar em nosso mundo, um tipo de invocação. A exposição das crianças a estas imagens provoca a possessão das mesmas, fazendo com que passem a servir o propósito de Bughuul. A entidade come crianças, e isso a fez durar tantos anos.

O delegado que ajuda entende que os assassinatos sempre ocorrem quando uma nova família se muda para a casa das mortes, ou seja, quando um massacre ocorre, a casa fica vaga, outra família chega e começa a usar a mesma casa, e então começam as mortes. Mas outro detalhe é que as mortes só ocorrem quando a família percebe que o ambiente tem algo de errado e se muda, é aí que as mortes ocorrem, assim tudo que Ellison fez, faz dele o próximo alvo.

Uma coisa importante é, se os assassinatos começaram nos anos 60, isso faria o assassino ter mais de 70 anos, considerando ele ter uns 20 já em 1960. Em todos os casos o exame de toxicologia indicou presença de drogas que paralisavam as pessoas.

Com pedaços de filme extra Ellison nota que as crianças que cometiam os crimes, justamente as que estavam dadas como desaparecidas, ele então percebe ter sido drogado, e sua filha se mostra possuída por Bughuul que então mata Ellison e sua família tornando o massacre um novo filme Super 8.

O mesmo conceito de bicho papão foi usado aqui, como na franquia A Nightmare on Elm Street. Em questão de assustar, o filme não é tão efetivo assim, a cena do filho de Ellison saindo da caixa aos berros é bem sinistra, mas de resto são barulhos em sua totalidade. Com relação a cenas fortes, bom, nenhuma é particularmente chocante, é um filme de censura 14 anos, então nada é extremo ou nojento realmente, nada de tripas e baldes de sangue.

O filme foi produzido pelo gênio da produção de terror com orçamentos pequenos Jason Blum e teve um investimento de $ 3 milhões. Isso é muito pouco, quase nada em termos de produção. O custo baixíssimo e a história original permitiram que a bilheteria pagasse o custo rapidamente, atingindo $87.7 milhões, fazendo de Sinister um enorme sucesso comparado ao seu orçamento, ele arrecadou 29 vezes o valor de custo. Em 1984 o primeiro filme do Freddy Krueger teve um orçamento parecido, isso a 34 anos.

Com relação ao todo, o filme é efetivo, uma história simples, semelhante à do flautista que levava as crianças da vila como vingança. Ethan Hawke é efetivo como alguém em busca de redenção, dinheiro e fama, e no final a grande virada é saber que as crianças cometiam os crimes mesmo que indiretamente. A figura de Bughuul é diferente, algo uma maquiagem do Kiss em uma entidade sem voz ou personalidade, cuja única vontade é matar e escravizar as almas das crianças.

O conceito do filme lembra muito O Chamado se pensar bem, em Sinister (2012) / A Entidade as mortes ocorrem quando você passa a viver na casa das mortes anteriores e por algum motivo se muda, e em O Chamado quando se assiste a fita de Samara e não realiza uma cópia. Não é uma obra prima do cinema, mas o conceito quando revelado para o espectador é algo que não se espera ou antecipa.

Filmes snuff são conhecidos por serem baratos, e muitas vezes perturbadores, podem ser pornôs de tortura ou mesmo filmagens de mortes, assim os pequenos filmes que Ellison assiste são snuff. Existe um filme com Nicolas Cage chamado 8MM (1999) que explora bastante este submundo. Outra indicação seria Faces of Death que eram vendidos como filmes em VHS ou disponibilizados para locação onde seu conteúdo era de sacrifícios, execuções, exames em necrotérios, coisas do tipo, eles podem ser encontrados hoje bastante facilmente, eram populares em locadoras nos anos 90.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.