Linha do tempo do universo "Invocação do Mal"
Linha do tempo do universo "Invocação do Mal"
Conhecido no mundo como The Conjuring a franquia de terror criada por James Wan já fez mais de $ 1,690 bilhões com seus 6 filmes lançados, digo 6 sem contar Annabelle Comes Home que estreia em 2019, são estes os títulos: The Conjuring (2013); The Conjuring 2 (2016); Annabelle (2014); Annabelle: Creation (2017); The Nun (2018) e The Curse of La Llorona (2019) que muitos não imaginam mas faz parte do mesmo universo.Como o objetivo é entender a linha temporal das histórias e quando elas se cruzam esta matéria será feita na ordem da cronologia das histórias e não no ano em que os filmes foram lançados.
Montagem usando logos da New Line Cinema/ Warner Bros. Pictures/Divulgação |
Annabelle: Creation
Os filmes Annabelle são prelúdios da franquia principal “Inovação do Mal”, assim Annabelle: Creation de 2017 é o prelúdio do prelúdio já que se passa antes do filme Annabelle (2014). A história de Annabelle: Creation é situada em 1943, 1952, 1955 e 1967. Entendemos como um demônio usou a imagem de uma garota morta em um atropelamento em 1943 chamada Annabelle, conseguindo enganar os pais da menina tendo permissão então para usar a boneca como receptáculo. A origem ou criação da boneca Annabelle começa com o pai da garota que era um artesão de bonecas e fez uma homenagem para a filha criando uma linha especial baseada na garota. Quando a menina morreu em 1943 ele e sua esposa fizeram um pacto com um demônio pensando que na verdade estavam permitindo que o espirito da filha possuísse a boneca.
Como uma forma de lidar com o luto, e a situação nada usual, em 1955 os pais de Annabelle permitem que um pequeno orfanato seja criado no local quando várias meninas e uma freira se instalam na propriedade desencadeando a volta do demônio.
Janice uma das principais do filme é possuída pelo demônio do filme e muda seu nome para Annabelle sendo adotada pelos Higgins.
Temos um easter egg do demônio Valak quando a irmã Charlotte mostra uma foto de colegas de seu convento e vemos uma freira no fundo meio desfocada, essa freira é Valak o safadinho.
New Line Cinema/Atomic Monster/Warner Bros. Pictures/Divulgação/ A Freira (2018) |
Caso não tenha visto The Conjuring 2 (2016) você não saberá quem é esta freira do mal. Annabelle: Creation tem a primeira cena pós créditos da franquia onde vemos Valak surgindo em um corredor na Romênia em 1952. Como Creation tem seus eventos antes do primeiro filme de Annabelle era de se esperar que Creation terminaria onde o outro começa e assim ocorre, o salto temporal é para 1967 que é onde os eventos de Annabelle (2014) ocorrem. Annabelle: Creation é um filme melhor e consegue com seu final elevar o filme de 2014 dando mais justificativas aos eventos e entregando mais mitologia.
Crítica Annabelle: Creation
Annabelle
Com eventos em 1967 é o pior filme da franquia Invocação do Mal. Um casal novo formando uma família se muda para um local e logo presenciam um assassinato, que é o final do filme Annabelle: Creation, isso desencadeia um filme sobre sacrifício e oferendas de almas. Uma das mortes é da própria Annabelle Higgins, ou melhor a Janice do filme Annabelle: Creation que morre perto da boneca desencadeando eventos pouco empolgantes.
New Line Cinema/Atomic Monster/Warner Bros./Annabelle (2014) Divulgação |
O padre Perez que tenta se livrar da boneca é a ligação com o filme The Curse of La Llorona de 2019, ele aparece naquele filme e neste Annabelle. No final de Annabelle, seis meses à frente da história de Mia com a boneca, em um antiquário uma mãe aparece procurando um presente para sua filha estudante de enfermagem, e adquiri a boneca tinhosa. Essa estudante é a mesma garota que abre o filme The Conjuring (2013) contando para os Warrens em 1971 que a boneca está possuída, e eles dizem que demônios não possuem objetos, mas sim pessoas. Agora vamos a um adendo aqui, quem em sã consciência compraria uma boneca com aquela cara?
The Nun
O demônio Valak ganhou seu primeiro filme solo em 2018. A história se passa em 1945/1952/1971, a maior parte do filme é situado em 1952 onde o padre Burke e uma freira em treinamento (Taissa Farmiga que por sinal é irmã da atriz Vera Farmiga que faz Lorraine nos filmes principais) vão até a Romênia investigar um suposto suicídio de uma freira local. O filme não é o melhor da franquia obviamente, mas tem seu charme que foi perfeitamente construído em The Conjuring 2 (2016). No final de The Nun saltamos no tempo, e em 1971 quando Lorraine e Ed estão na escola palestrando entendemos que o Frenchie é Maurice Theriault que Lorraine então exorciza, ela por sua vez, no meio do ritual tem uma visão da morte de Ed, isso a faz se trancar por dias sem comer ou sair de seu quarto como aprendemos no primeiro Invocação do Mal. Assim Lorraine já tinha tido contato com Valak bem antes do segundo Invocação do Mal.
Quando a irmã Irene olha uma foto na parede é a mesma foto que vemos em Annabelle: Creation a irmã Charlotte comentando. Entendemos que o Duke de St. Carta fez a besteira de despertar o demônio. Brevemente temos um momento em 1945 onde o padre Burke tem contato com possessões demoníacas.
The Conjuring
Com eventos em 1971 foi onde tudo começou, James Wan por anos desejava contar a história dos Warrens e conseguiu perfeitamente com um orçamento de apenas $ 20 milhões, o que não é nada em termos cinematográficos, e um lucro de $ 318 milhões. Na fazenda Harrisville, em Rhode Island no ano de 1971 uma família se muda para uma propriedade com um passado sinistro recheado de suicídios, bruxaria e sacrifícios, onde apenas Ed e Lorraine Warren podem ajudá-los. Aqui um fato curioso, o universo Invocação do Mal começou com um filme de censura 13 anos, sem nada gráfico, nudez ou mesmo tripas voando, apenas a genialidade de quem entende que nem sempre o terror precisa chocar. Bathsheba é a entidade do mal que assombra a família deste filme, sua história tem ligação com a horda de bruxaria em Salem.
The Curse of La Llorona
Este filme é o único que não foi declaradamente estabelecido como parte do universo Invoação do Mal, não existia nada nos trailers ou pôsteres ou qualquer arte promocional, você tem que assistir ao filme para notar. Mas sim, faz parte da franquia confirmado pelo próprio cabeça do negócio, James Wan. Com eventos em 1973, em Los Angeles, o padre Perez de Annabelle (2014) em um dado momento comenta com a personagem Anna que a alguns anos atrás ele teve um confronto com uma boneca maligna e quem seria perfeito para ajudar no caso da família Garcia seriam os Warrens.
Baseado na lenda mexicana de La Llorona que foi abandonada pelo marido e afogou os filhos em um momento de raiva e desespero, também é conhecida como “A mulher que chora”. Existe um prólogo curto em 1673 que serve como origem de La Llorona assim estabelecendo um marco zero momentâneo de mais de 300 anos no universo de Inovação do Mal.
The Conjuring 2
A crítica de The Conjuring 2
Quando você pensa quem um raio não cai no mesmo local James Wan consegue de novo e entrega uma trama tão simples, mas ao mesmo tempo recheada de momentos assustadores, intrigantes e inesperados. O filme abre em 1976 com os Warrens se envolvendo no caso famosíssimo de Amityville e pula para 1977 no Reino Unido em Enfield onde uma garota é possuída por um antigo morador da casa que na verdade era manipulado por Valak a freira gata. Outro personagem que logo terá seu filme solo e aparece em The Conjuring 2 é “O Homem Torto” ou Crooked Man. Suas primeiras histórias datam de 1842 então é bem provável que a franquia volte séculos para contar sua origem. O filme termina com o breve exorcismo de Valak quando Lorraine descobre seu nome adquirindo poder sobre ele, e na casa dos Warrens o brinquedo do Crooked Man é colocado perto de Annabelle.
O intuito aqui é apenas estabelecer uma ordem de eventos, cabe a você assistir aos filmes e tirar suas conclusões, não esquecendo que Annabelle Comes Home estreia em 26 de Junho com eventos na casa dos Warren assim que eles pegam a boneca no primeiro filme da estudante de enfermagem, depois do primeiro Annabelle de 2014 e antes de The Conjuring 2, então Valak não necessariamente precisa aparecer, logo este novo Annabelle começa quando no primeiro “Invocação do Mal” Ed coloca a boneca na redoma de vidro. Será o 7º filme da franquia Invocação do Mal, o 3º com Ed e Lorraine Warren, mas sem o título principal da franquia e focado na filha do casal e uma baba. O filme é dito ser no estilo “Uma Noite no Museu”, com as entidades que estão ligadas aos artefatos da sala dos Warren se manifestando graças a boneca.
Mais no link abaixo:
A história deste filme se passa 10 anos depois dos eventos do primeiro em 1971 em Connecticut onde Arne Cheyenne Johnson comete um assassinato onde ele alegou que não tinha culpa já que estava possuído durante o crime. Dessa vez não é James Wan quem dirige mas sim Michael Chaves, ele já havia comandado The Curse of La Llorona. Wan ainda produz os filmes da franquia.
Na história deste novo filme, os eventos de todos os derivados já ocorreram.
Enquanto isso no Canal Halloween no youtube:
The Nun
O demônio Valak ganhou seu primeiro filme solo em 2018. A história se passa em 1945/1952/1971, a maior parte do filme é situado em 1952 onde o padre Burke e uma freira em treinamento (Taissa Farmiga que por sinal é irmã da atriz Vera Farmiga que faz Lorraine nos filmes principais) vão até a Romênia investigar um suposto suicídio de uma freira local. O filme não é o melhor da franquia obviamente, mas tem seu charme que foi perfeitamente construído em The Conjuring 2 (2016). No final de The Nun saltamos no tempo, e em 1971 quando Lorraine e Ed estão na escola palestrando entendemos que o Frenchie é Maurice Theriault que Lorraine então exorciza, ela por sua vez, no meio do ritual tem uma visão da morte de Ed, isso a faz se trancar por dias sem comer ou sair de seu quarto como aprendemos no primeiro Invocação do Mal. Assim Lorraine já tinha tido contato com Valak bem antes do segundo Invocação do Mal.
Quando a irmã Irene olha uma foto na parede é a mesma foto que vemos em Annabelle: Creation a irmã Charlotte comentando. Entendemos que o Duke de St. Carta fez a besteira de despertar o demônio. Brevemente temos um momento em 1945 onde o padre Burke tem contato com possessões demoníacas.
The Conjuring
Com eventos em 1971 foi onde tudo começou, James Wan por anos desejava contar a história dos Warrens e conseguiu perfeitamente com um orçamento de apenas $ 20 milhões, o que não é nada em termos cinematográficos, e um lucro de $ 318 milhões. Na fazenda Harrisville, em Rhode Island no ano de 1971 uma família se muda para uma propriedade com um passado sinistro recheado de suicídios, bruxaria e sacrifícios, onde apenas Ed e Lorraine Warren podem ajudá-los. Aqui um fato curioso, o universo Invocação do Mal começou com um filme de censura 13 anos, sem nada gráfico, nudez ou mesmo tripas voando, apenas a genialidade de quem entende que nem sempre o terror precisa chocar. Bathsheba é a entidade do mal que assombra a família deste filme, sua história tem ligação com a horda de bruxaria em Salem.
The Curse of La Llorona
Este filme é o único que não foi declaradamente estabelecido como parte do universo Invoação do Mal, não existia nada nos trailers ou pôsteres ou qualquer arte promocional, você tem que assistir ao filme para notar. Mas sim, faz parte da franquia confirmado pelo próprio cabeça do negócio, James Wan. Com eventos em 1973, em Los Angeles, o padre Perez de Annabelle (2014) em um dado momento comenta com a personagem Anna que a alguns anos atrás ele teve um confronto com uma boneca maligna e quem seria perfeito para ajudar no caso da família Garcia seriam os Warrens.
Atomic Monster/New Line Cinema/A Maldição da Chorona (2019)/Divulgação |
Baseado na lenda mexicana de La Llorona que foi abandonada pelo marido e afogou os filhos em um momento de raiva e desespero, também é conhecida como “A mulher que chora”. Existe um prólogo curto em 1673 que serve como origem de La Llorona assim estabelecendo um marco zero momentâneo de mais de 300 anos no universo de Inovação do Mal.
The Conjuring 2
A crítica de The Conjuring 2
Quando você pensa quem um raio não cai no mesmo local James Wan consegue de novo e entrega uma trama tão simples, mas ao mesmo tempo recheada de momentos assustadores, intrigantes e inesperados. O filme abre em 1976 com os Warrens se envolvendo no caso famosíssimo de Amityville e pula para 1977 no Reino Unido em Enfield onde uma garota é possuída por um antigo morador da casa que na verdade era manipulado por Valak a freira gata. Outro personagem que logo terá seu filme solo e aparece em The Conjuring 2 é “O Homem Torto” ou Crooked Man. Suas primeiras histórias datam de 1842 então é bem provável que a franquia volte séculos para contar sua origem. O filme termina com o breve exorcismo de Valak quando Lorraine descobre seu nome adquirindo poder sobre ele, e na casa dos Warrens o brinquedo do Crooked Man é colocado perto de Annabelle.
O intuito aqui é apenas estabelecer uma ordem de eventos, cabe a você assistir aos filmes e tirar suas conclusões, não esquecendo que Annabelle Comes Home estreia em 26 de Junho com eventos na casa dos Warren assim que eles pegam a boneca no primeiro filme da estudante de enfermagem, depois do primeiro Annabelle de 2014 e antes de The Conjuring 2, então Valak não necessariamente precisa aparecer, logo este novo Annabelle começa quando no primeiro “Invocação do Mal” Ed coloca a boneca na redoma de vidro. Será o 7º filme da franquia Invocação do Mal, o 3º com Ed e Lorraine Warren, mas sem o título principal da franquia e focado na filha do casal e uma baba. O filme é dito ser no estilo “Uma Noite no Museu”, com as entidades que estão ligadas aos artefatos da sala dos Warren se manifestando graças a boneca.
Mais no link abaixo:
>>>>Tudo sobre Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019)
The Conjuring: The Devil Made Me Do ItA história deste filme se passa 10 anos depois dos eventos do primeiro em 1971 em Connecticut onde Arne Cheyenne Johnson comete um assassinato onde ele alegou que não tinha culpa já que estava possuído durante o crime. Dessa vez não é James Wan quem dirige mas sim Michael Chaves, ele já havia comandado The Curse of La Llorona. Wan ainda produz os filmes da franquia.
Na história deste novo filme, os eventos de todos os derivados já ocorreram.
Enquanto isso no Canal Halloween no youtube:
Nenhum comentário