Header Ads

A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985) Parte 2


Caso não tenha lido a parte 1, leia clicando aqui


O carro usado por Jesse foi aproveitado na série do Freddy: Freddy's Nightmares de 1988.
O grande problema talvez deste filme são os novos poderes de Freddy, ele faz um pássaro explodir, queima um aparelho fora da tomada na cozinha de Jesse, faz uma zona no ginásio antes da morte do treinador e quando possui Jesse na última vez na festa de Lisa ele desaparece, reaparece, esquenta a água da piscina, tranca portas, executa vários fenômenos que ele só poderia em um pesadelo, assim ou o filme todo é um grande pesadelo, ou esses poderes são possíveis graças a possessão do corpo de Jesse criando infinitas possibilidades para Freddy que em nosso mundo ainda consegue ser o mestre dos sonhos.
Poster do filme A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985)/New Line Cinema/
Heron Communications/Second Elm Street Venture/Divulgação

A cena de Freddy tirando a pele do crânio e o cérebro pulsando é excelente, medonha e original ao mesmo tempo.

Um fato interessante que Jesse revela é que Nancy morreu na casa com a mãe. Outra coisa é que Lisa diz que Freddy trabalhava na fornalha e matou 20 crianças, assim realmente como comentei no texto do primeiro filme, as mortes mostradas ali não eram as primeiras.

Ao chegar no local clássico que Freddy leva suas vítimas, vemos cachorros com rostos e ratos monstros, como se estivesse acontecendo um cruzamento da realidade com o mundo de Freddy.
Nesse filme Freddy diz a famosa frase “vocês são todas minhas crianças agora”.
Entendemos que Jesse dorme no antigo quarto de Nancy, mas a projeção da porta é diferente, no primeiro filme ela ficava na mesma parede que a janela.

A luva de Freddy é algo interessante neste filme porque quando em um pesadelo ela é idêntica à do primeiro filme e vista inclusive onde a mãe de Nancy guardava na casa, mas quando Jesse é possuído por Freddy ela muda e sai de dentro dos dedos do garoto, como se usasse o corpo de Jesse como uma roupa, um traje.

Algo novo que introduziram foi o sonambulismo onde Jesse comete os assassinatos e acorda no local como se agisse dormindo e Freddy tivesse o controle dele e encerrasse a conexão no final das mortes, como quando ele mata o treinador e é achado na rua ou quando mata Ron e acorda no quarto do amigo vendo o reflexo de Freddy no espelho, a intensão do matador é justamente que o garoto mate por ele.

Uma indicação seria o documentário Never Sleep Again: The Elm Street Legacy que aborda toda a franquia.

Mark Patton alega que sim essa foi a intenção do pessoal do roteiro, mas que todos sabiam que ele era realmente gay e resolveram explorar isso, usando o fato de no ano anterior ele ter feito um filme onde seu personagem era gay. Resumindo por anos David Chaskin (roteirista) disse que não havia intenção de que Jesse tivesse um comportamento homossexual, mas em 2010 ele mudou a versão dizendo que sim, na época homossexualismo não era algo bem visto, e ele pensou que adolescentes que tinham seus conflitos internos se identificariam. Toda a confusão basicamente é porque Jesse tem Lisa como par romântico na trama, mas o ator que fazia Jesse era gay, porém não assumido para todos, e usaram a condição dele na trama do filme.

 Robert Englund pediu um aumento na parte 2, afinal ele é a estrela, recusaram e tentaram seguir o filme com alguém no lugar dele, até que 2 semanas se passaram e perceberam o erro estúpido então Robert Shaye deu o aumento merecido.

O ator Robert Downey, Jr. levou o colega Robert Rusler (Ron) para o teste no filme, eles fizeram Weird Science (1985).

Mais um filme da franquia que Brad Pitt fez teste, neste para o papel de Jesse. Michael J. Fox chegou bem perto, mas tinha De Volta para o Futuro (1985) no caminho.

Lisa então confessando seu amor por Jesse consegue livrá-lo de Freddy que desintegra perdendo seu poder. Quando tudo parece ter se resolvido, um novo pesadelo começa e Jesse percebe que não conseguiram derrotar Freddy afinal de contas, colocando em dúvida se o momento anterior onde Lisa consegue libertá-lo não passou de outro pesadelo com um desfecho similar ao primeiro filme de 1984.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.