Header Ads

A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985) Parte 1

Poster do filme A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985)/New Line Cinema/
Heron Communications/Second Elm Street Venture/Divulgação

Dirigido por Jack Sholder, estrelando Mark Patton, Kim Myers e claro Robert Englund.
Jesse Walsh se muda para a casa de Nancy Thompson a garota do primeiro filme, e passa a sofre com pesadelos com o home no suéter listrado e garras. Nesse filme o conceito de possessão é abordado, com Freddy tentando encarnar em Jesse. A trama se passa 5 anos após os eventos do primeiro, então se o primeiro cronologicamente se passou em 1981 este seria em 1986. O primeiro pesadelo de Jesse é um dos meus favoritos, com o ônibus escolar, ele gosta de Lisa mas sua timidez impede que algo aconteça com ela sendo mais atirada do que ele. Jesse encontra então o diário de Nancy que não vemos ela escrever no primeiro filme em momento algum.

Em certos momentos quando ocorrem mortes, como as de Schneider e Grady, Jesse desaparece como se Freddy tomasse conta de seu corpo, e após o assassinato ele volta ao normal, e com isso percebemos a intenção do assassino, ele não só gosta de mexer com a mente de suas vítimas, como também usa alguns como marionetes para conseguir sair ileso da situação.

Essa é a continuação mais controversa da franquia, tendo o ator Mark Patton sendo alvo de comentários mal-intencionados por anos, tendo isso prejudicado sua carreira, tudo porque no filme seu personagem Jesse tem momentos que sugerem que ele possa ter um conflito interno sobre sua sexualidade, e claro que aquela cena dele arrumando o quarto dançando com rebolados e com movimentos insinuando masturbação não ajudou, gerando debate entre os envolvidos até hoje onde no documentário da franquia Never Sleep Again: The Elm Street Legacy de 2010 dizem que Mark (Jesse) criou a coreografia da cena, mas em outra entrevista o ator diz que estava no roteiro daquela forma. Assim como ele encontrar seu treinador em um bar gay, ainda mais com Ron o amigo de Jesse comentando em uma linha de diálogo que o treinador gosta de garotos como ele. Em seu momento de aflição após tentar beijar Lisa ele vai direto para a casa do amigo Ron e deixa ela, já nos momentos de pesadelo Jesse sempre acorda todo suado, e isso refletiu em críticas como o filme sendo o terror mais gay feito. Poderia ser pior caso uma das cenas onde Freddy acaricia os lábios de Jesse fosse feita da forma inicialmente pensada, onde o assassino colocaria uma das laminas na boca de Jesse simulando sexo oral, o ator não gostou da forma pensada e resolveu não fazer e terminou como no filme que mesmo assim ainda sugere que Freddy sabe que Jesse tem pensamentos homoeróticos e se aproveita para provoca-lo.

A intenção com o conceito de Freddy possuir Jesse era justamente o contexto sexual e o fato de o garoto ter algo dentro dele que luta para sair e tomar conta do seu ser, uma completa associação com alguém não conseguir demonstrar sua preferência e se tornar uma pessoa que luta constantemente consigo mesmo.

Claro, temos que comentar algo sobre a morte pós bar gay do treinador no chuveiro, Freddy arranca as roupas dele e o mata mas antes pratica um pouco de sadomasoquismo nas nádegas dele, uma cena de fetiche basicamente, e até ai tudo bem, a questão é: Se o treinador é achado morto, e Jesse é achado vagando na rua isso quer dizer que o assassinato foi um pesadelo com Jesse sonhando na rua com a situação toda, tendo consequência real por se tratar de algo feito por Freddy que no pesadelo encenou que Jesse fez tudo ? Ou ele realmente estava no bar gay consciente/dormindo e cruzou com o treinador que o obrigou a correr na quadra como punição o mandando para o chuveiro no meio da madrugada (como se fosse normal essa situação toda) e no chuveiro Freddy o possuiu matando o treinador? Essa dúvida é algo que ocorre porque Freddy tem influência no mundo real neste filme.

Pode ser que no momento que Jesse levante da cama e o raio atinge os pratos na cozinha, já seja parte do pesadelo ali sendo mesclado com realidade mesmo que absurda.

Freddy foi inspirado na bruxa de The Wizard of Oz (1939), e no sexto filme Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991) é feita uma homenagem a ela.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.