Header Ads

A Nightmare on Elm Street (1984) Parte 1


Poster do filme A Nightmare on Elm Street (1984)/New Line Cinema/The Elm Street Venture/Media Home Entertainment
Divulgação

Escrito e dirigido por Wes Craven, estrela Johnny Depp, Robert Englund e Heather Langenkamp. A história começa na perspectiva de Tina sendo perseguida por um homem em um suéter vermelho e verde que tem o rosto queimado e usa uma luva com laminas nos dedos. Ela logo nota que não é um simples sonho e tenta ver se os amigos passaram por algo parecido, e descobre que sim, logo Tina vira carne moída quando Freddy Krueger (Robert Englund), o homem queimado dos sonhos a mata em um pesadelo enquanto ela dorme na cama com Rod Lane em uma cena icônica de Tina sendo arrastada no teto, isso desencadeia uma onda de assassinatos onda de início pensam ser Rod o culpado, afinal ele estava do lado de Tina, mas tudo é colocado em dúvida quando o nome de Freddy assombra a cidade novamente depois de anos, isso coloca a amiga de Tina chamada Nancy (Heather Langenkamp) como protagonista.

Uma cena icônica do filme é a da banheira certamente, quando vemos as garras de Freddy surgindo na água conforme Nancy pega no sono. Nancy nota que se você se machucar nos sonhos isso reflete no mundo real, como também entende que as vezes no sonho é possível visualizar eventos futuros, como a morte de Rod. Vamos falar dessa cena, e por mais que eu ame o filme, o momento do enforcamento dele é meio abrupto, em 20 segundos ele morre.

A mãe da Nancy é tão esquisita que merece um comentário, no começo do filme super preocupada com o bem estar da filha qualquer barulho ela quer saber o que foi, ai após ouvir o nome de Freddy Krueger começa a beber, não liga para os gritos da filha quando ela atende o telefone e pisa nele durante a noite.

Em uma clínica de sono, Nancy consegue trazer o chapéu de Freddy do seu pesadelo, e confrontando o comportamento da mãe ela descobre que Freddy era uma criança problemática que cresceu e se tornou um assassino local, e sua mãe e outros pais decidem fazer justiça já que os advogados não fizeram na época e o queimaram vivo, tendo ela guardado a luva dele na fornalha da casa, neste momento você percebe que o filme é uma vingança pessoal de Freddy, de alguma forma ele conseguiu influenciar as pessoas nos sonhos após sua morte e levou algum tempo, mas quando ele ficou forte o suficiente começou a matar os filhos dos pais que o mataram.

A chave para a morte de Freddy então seria ignorá-lo, já que o poder dele vem do medo das pessoas, e quando damos as costas para isso assumindo tudo ser um sonho, ele perde sua força.

Como o título diz, os eventos que envolvem Nancy ocorrem no endereço 1428 da Elm Street.

A cena da morte de Glen (Johnny Depp) é excelente, a chuva de sangue é algo primoroso.

Inicialmente Freddy seria um molestador de crianças, mas como na época casos do tipo estavam nas notícias constantemente, o diretor decidiu dar o título de assassino para Freddy, mas é claro que está tudo no filme, é só observar as vítimas de Freddy, a cena na banheira, as crianças cantando “um dois, Freddy está vindo por você, três, quatro melhor trancar sua porta, cinco, seis pegue o crucifixo, sete, oito vai ficar acordado, nove dez nunca mais dormirá novamente”.

Lin Shaye hoje com 74 anos hoje é a estrela da franquia Insidious, mas começou aqui fazendo terror como a professora da escola de Nancy.

A cena onde a mãe de Nancy revela que ela e outros pais foram os responsáveis por dar um fim em Freddy era bem maior no filme, com Marge dizendo que os amigos de Nancy não eram os primeiros a serem mortos pelo maníaco e que Fred jurou vingança enquanto queimava e ela foi quem atirou nele.

Neste primeiro filme o mestre dos sonhos é chamado Fred Krueger e apenas depois nos demais filmes é creditado como Freddy.

Várias atrizes quase foram Nancy, como Jennifer Grey, Courteney Cox e Demi Moore.
Vários atores quase foram Glen, como Nicolas Cage, Brad Pitt, Charlie Sheen, Kiefer Sutherland e John Cusack.

Analisando este primeiro filme que mais tarde teve 6 sequências, um encontro com Jason e um remake, Freddy é um assassino quase silencioso, não no nível de Jason de Voorhees ou Michael Myers, mas não é tão satírico e irônico ainda, a partir do segundo filme eles deram um avanço em sua personalidade o deixando com frases de efeito como “Vocês são todas minhas crianças agora”.
Não existe uma identificação precisa da cidade que o primeiro filme se passa, inicialmente seria em Los Angeles, California, e no roteiro San Fernando Valley mas não é afirmado, apenas no próximo filme é estabelecido Springwood, Ohio.

Sean S. Cunningham o criador e diretor do primeiro Friday the 13th assim como produtor dos demais, dirigiu cenas deste A Hora do Pesadelo, assim como Wes Craven ajudou ele em Friday the 13th (1980).

Cronologicamente apesar de ter saído em 1984, a história se passa em 1981.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.