Header Ads

A Nightmare on Elm Street (1984) Parte 2

Caso não tenha lido a parte 1, leia clicando aqui



Poster do filme A Nightmare on Elm Street (1984)/New Line Cinema/The Elm Street Venture/Media Home Entertainment
Divulgação
Se aproximando do fim do filme Nancy combina de encontrar o namorado meia noite, e antes de tentar sair de casa ela olha e o relógio marca 11:45, então ela liga para ele, fala com os pais, tem um acesso de raiva e gritos com o telefone e com a mãe, então ela combina com o pai para ele entrar na casa em 20 minutos e a ajudar, e milagrosamente ela consegue montar várias armadilhas, furar lâmpadas, colocar pólvora nelas, instalar uma marreta na porta e mesmo assim consegue pegar Freddy no tempo.

O final pode ser um pouco confuso para muitos, já que quando Nancy puxa ele do pesadelo, e enfrenta ele com as armadilhas, ateia fogo nele e então ele mata a mãe de Nancy, e neste momento ela decide dar as costas para Freddy tirando seu poder e então tudo volta ao normal e todos estão vivos, até que ela percebe ser outro sonho, então isso significa que ela não trouxe Freddy ao mundo real, era tudo um sonho, desde o momento da morte de Glen, quando ela dorme para buscar Freddy, o que houve é que ela sonhou ter conseguido isso, então o filme é um sonho, de um sonho dentro de um sonho.

Após o sucesso do filme, a empresa New Line Cinema se salvou da falência e hoje é conhecida como The House that Freddy Built (A casa que o Freddy construiu) tendo realizados as sequências de A Hora do Pesadelo, assim como os filmes do Jason da parte 8, assim como O Senhor dos Anéis entre outros sucessos, como o remake de It (2017).

Finalizando Freddy se tornou um ícone no gênero do terror, ajudando uma produtora a se erguer e gerando uma franquia lucrativa e respeitada e que ainda hoje não conseguiram superar nem com o remake de 2010 que não é um filme horrível, inclusive tem cenas idênticas ao original, assim como um atestado de que Freddy era um pedófilo mesmo sem escancarar a coisa para você. O personagem elevou a carreira de Wes Craven, Johnny Depp e Robert Englund, mas não foi nada por acaso, o dinheiro saiu da produção nas primeiras semanas de filmagens deixando a equipe sem salário por um tempo até que conseguissem com cartões de crédito cobrir os custos, isso gerou um incentivo coletivo de fazer o melhor possível com pouco e isso reflete quando assistimos ao filme. Claro que em algumas cenas é possível notar isso, como quando Nancy cai da janela no sonho e é possível ver que ela se joga em cima de um colchão de ar escondido por plantas do jardim, mas por se tratar de um pesadelo é algo completamente justificável e esquecível, assim como quando Nancy vai dormir e Glen fica de guarda, ela apaga a luz, mas quando ela acorda está acesa, algo que corrigiram nos lançamentos em DVD em 2006. São erros pequenos que não tiram o mérito do filme nem seu impacto, e são o tipo de informação que se você não assistisse o filme tantas vezes como eu não veria.

O canal do youtube e nosso conteúdo só existe porque na idade de 6 anos quando vi este filme foi quando as portas se abriram, desenhos se tornaram algo que eu assistia se estivessem passando na tv, mas eu não gastaria dinheiro alugando um vhs deles, mas sim com Freddy Krueger. E na época isso em 1994, era muito raro você encontrar toda a franquia de A Hora do Pesadelo na locadora, era algo impossível, caso quisesse assistir todos os filmes isso envolvia uma caçada pessoal de encontrar locadoras de fitas vhs que pudessem ter um título da série, e quando achados, era uma conquista dada a dificuldade resultando em 3 assistidas antes de devolver a fita. Me lembro perfeitamente a dificuldade que foi encontrar Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan (1989), foram anos buscando este filme, algo em torno de 10 anos, até que achei uma cópia em uma locadora. Freddy Krueger se tornou um personagem da minha infância, me direcionando para filmes diferentes, sendo tudo mérito de minha mãe, que nunca impediu ou controlou o que eu assistia, filmes eram filmes para ela, não eram para serem levados a sério, isso permitiu um contato prematuro com produções sangrentas ou até mesmo chocantes como quando vi o primeiro Exorcista.

Fizemos um vídeo em nosso canal no Youtube sobre a franquia Sexta-Feira 13 e logicamente falamos de Freddy vs. Jason (2003), easter eggs em outras produções e filmes que não aconteceram, você consegue ver ele aqui:

Aprofundando a origem do personagem Freddy Krueger fizemos este outro vídeo sobre filmes de terror inspirados em fatos reais, onde discorremos sobre casos de morte durante o sono: 

Claro que este não é um artigo único, a segunda parte falando do segundo filme A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985) pode ser lida a seguir.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.