Header Ads

The Silence of the Lambs (1991)/O Silêncio dos Inocentes


Poster do filme The Silence of the Lambs (1991)/Strong Heart/Demme Production/Orion Pictures
Jonathan Demme dirige este clássico que estrela Anthony Hopkins e Jodie Foster. O livro que inspirou o filme tem o mesmo título e foi escrito por Thomas Harris que já havia escrito Red Dragon em 1981, o romance que precede The Silence of the Lambs e que ganhou filme em 2002 com o mesmo título, também estrelando Anthony Hopkins e que termina exatamente no momento que The Silence of the Lambs começa, ou seja, um prelúdio. Neste artigo vamos focar no filme de 1991.

Uma adaptação do romance Red Dragon já havia ganhado filme em 1986, mas com menor exposição e prestígio, chamada de Manhunter.

Com um orçamento de US $ 19 milhões o filme fez US $ 272.7 milhões, sendo aclamado e o terceiro horror indicado e tendo ganho a um prêmio da academia gerando as continuações e prelúdios: Hannibal Rising (2007), Hannibal (2001) e Red Dragon (2002).

Clarice Starling é uma ótima agente do FBI em treinamento, que é designada para entrevistar o famoso canibal Hannibal Lecter para com a ajuda dele entender como capturar o assassino atual Buffalo Bill. Ela vai até Baltimore State Hospital onde percebe que não é ela quem vai analisar Lecter, mas sim ele que está traçando um perfil dela. Ele oferece ajudar ela em troca de ser transferido daquela instalação.

A famosa Orion Pictures estava em uma parceria com Gene Hackman para fazer o filme, ele estrelaria no papel de Crawford e também seria o diretor. Os custos dos direitos do livro seriam repartidos entre o ator e o estúdio, já o nome “Hannibal Lecter” era uma negociação a parte, ele estava com o produtor do filme Manhunter, a primeira adaptação de Red Dagon, que cedeu os direitos de graça. Hackman saiu do projeto antes do primeiro rascunho do roteiro estar pronto porque achou que estava tudo muito violento.

A atriz Michelle Pfeiffer quase foi Clarice Starling, mas devido ao assunto do filme preferiu passar a chance assim como Sean Connery recusou o papel de Lecter. Outros atores famosos foram considerados, como Dustin Hoffman e Robert De Niro, Jeremy Irons poderia ter assumido o papel, mas recusou.

Um ponto importante sobre a trama é que Buffalo Bill não era gay, ele se vestia de mulher porque odiava quem ele era. Existem imagens de swastikas na casa dele, mostrando outro traço que certamente foi colocado no filme para remeter ao Nazismo. Foi inspirado no assassino Ed Gein, Ted Bundy e Gary Heidnick. Ed foi a inspiração para filmes como Psycho (1960) e suas sequências, Psycho II (1983), Psycho III (1986), Psycho IV: The Beginning (TV Movie 1990), assim como a franquia The Texas Chain Saw Massacre que tem como títulos The Texas Chain Saw Massacre (1974), The Texas Chainsaw Massacre 2 (1986), Leatherface: The Texas Chainsaw Massacre III (1990), Texas Chainsaw Massacre: The Next Generation (1994), The Texas Chainsaw Massacre (2003), The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning (2006), Texas Chainsaw 3D (2013) e Leatherface (2017).

Ted Bundy ajudou um professor da University de Washington em um caso chamado Green River Serial Killings, assim como Lecter faz no filme, isso ajudou a inspirar o romance que se tornou o filme.

Anthony Hopkins tem pouco tempo de Lecter no filme (24 min), mas sua presença é tão forte e as cenas tão bem distribuídas que apenas depois pensando você nota como ele aparece pouco. Caso fosse escolhido outro ator, muito provavelmente o impacto e relevância do filme hoje seria outro, uma escolha assim marca o filme e fornece a identidade que hoje assistindo não posso pensar em uma escolha melhor.

Coisas pequenas tornam este filme tão enigmático, como quando Lecter é transferido de Baltimore, ele deveria usar um uniforme laranja, de prisioneiros, mas Sir Anthony Hopkins achou melhor dar uma atmosfera clínica ao personagem e insistiu no branco, tudo isso baseado no seu medo de dentistas. O fato de Lecter não piscar os olhos é outra coisa importante, como se estivesse sempre alerta como uma cobra. Ele diz que Lecter é igual H.A.L. 9000 de 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), inteligente e lógico, um matador.

Existe uma indicação de onde Lecter iria após escapar neste filme, em sua cela existe um desenho do Duomo que fica na Itália, exatamente onde se passa Hannibal (2001).

A sequência deste filme é Hannibal (2001) que foi feito pouquíssimo tempo depois do livro ser lançado em 1999, assim como Hannibal Rising (2007) que teve seu livro publicado no ano anterior apenas. Já Red Dragon (2002) teve seu livro de inspiração lançado em 1981 e a primeira adaptação cinematográfica Manhunter (1986). O livro de The Silence of the Lambs é de 1988 e o filme de 1991.

E nem depois da sequência e prelúdios (mais prelúdios, a sequência é Hannibal de 2001 apenas), existe chance de vermos novamente Lecter ser interpretado por Anthony Hopkins, a algum tempo ocorrem conversas de como traze o personagem de volta. Mas existe a série de 3 temporadas, de nome Hannibal, vale ser conferida e tem Mads Mikkelsen como Lecter.

Este filme é tão bom e perfeitamente conformado que não existem falhas que eu possa pensar que acabem ou diminuam a experiência. É uma trama enervante e sólida muito bem dirigida e brilhantemente atuada que merece todo que crédito que conquistou com o passar dos anos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.