New Nightmare (1994) / O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger Parte 2
Caso não tenha lido a parte 1, leia clicando aqui
Freddy tem o conceito que Wes Craven queria ter explorado caso tivesse feito as continuações após o primeiro filme de 1984 onde se reparar, o assassino dos sonhos era bem menos caricato e irônico, quase não falava.
Assim como vemos em New Nightmare, a atriz Heather Langenkamp realmente tem um marido que trabalha com efeitos especiais em filmes.
New Nightmare (1994)/New Line Cinema/Divulgação |
O conceito até então inovador de Freddy entrar em nosso mundo atestando que todos os 6 filmes anteriores foram apenas filmes e agora é realidade fez com que nos créditos do filme Freddy Krueger fosse creditado como ele mesmo, já que se não estamos vendo um filme e sim um retrato da realidade, não existem atores ou papeis, cada pessoa faz ela mesma, como se fosse um documentário.
Quando um filme está sendo feito é muito comum um título simbólico ser liberado ou mesmo existir apenas para representar a produção, no caso de New Nightmare, ele era A Nightmare on Elm Street 7: The Ascension.
No começo do filme Heather Langenkamp e sua família sofrem com um terremoto, que no filme foi inventado, mas naquele ano realmente ocorreu um em Los Angeles, e as cenas de destruição mostradas são do real terremoto de 1994.
Após uma hora de filme Heather Langenkamp está discado para Robert Englund, ou seja, a atriz que fez Nancy discando para a casa do ator que fez Freddy, e as sons das teclas são o mesmo da música tema de da franquia.
A luva de Freddy é muito diferente dos outros filmes e possui nervos e partes mecânicas, e ela já tinha aparecido anos antes, mas em forma de pôster apenas do filme de 1984.
O carro que Heather Langenkamp dirige é o mesmo que sua mãe tinha no filme de 1984.
Em 1:24 h a cena da avenida foi feita com tela verde, claro por ser perigosa, e foram precisas 100 tomadas para ter a cena.
Wes Craven no comecinho usa uma camisa parecida com o estilo de Freddy.
Outro easter egg é quando vemos a mesa do diretor Wes Craven, interpretando ele mesmo, ele tem a mesma foto que John Saxon tinha no filme de 1984, John era o xerife pai de Nancy, Heather Langenkamp.
Outra homenagem é lá no meio do filme em 1:40 h quando Heather Langenkamp é questionada ter um passe, ela diz a mesma fala do filme de 1984 “dane-se seu passe”.
Aos 44min quando Heather Langenkamp está no parque e diz que no funeral do marido, ela realmente acredita ter visto Freddy, um garoto passa de bicicleta usando o suéter do personagem.
No roteiro inicial, veríamos uma cena do pesadelo de Robert Englund, seria de explodir a cabeça ver ele tendo um pesadelo sobre o personagem que ele interpretou até então 6 vezes no cinema, algo que serviria para que quando assistíssemos fosse uma confirmação absoluta que este filme é outra linha do tempo, e que nada se relaciona com os 6 anteriores. Seria algo para evitar que fosse explicado por alguém que Freddy realmente está saindo dos filmes para a realidade. Isso não foi usado no filme, mas envolveria Robert Englund (Freddy Krueger) estaria preso em uma teia de aranha gigante a aranha seria ele, ou melhor Freddy. Outra cena que não foi usada teria Dylan na cena da avenida quando carros passam por ele, Freddy teria um com uma lamina gigante na ponta.
Quando Freddy tenta engolir Dylan é semelhante a cena de A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors de 1987.
A vida real é cheia de curvas e eventos que poderia mudar toda a concepção estabelecida caso alguém tome uma decisão contrária ao esperado, e em New Nightmare quase tivemos Drew Barrymore e Winona Ryder, ambas não conseguiram por agenda participar, mas Winona fez testes para A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors e Drew Barrymore anos depois fez Pânico (1996).
No funeral do marido de Heather vemos Tuesday Knight interpretando ela mesma, Tuesday Knight fez Kristen no quarto filme A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos, um personagem vindo do terceiro filme A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (1987) mas interpretado por Patricia Arquette. Outra aparição no funeral é de Jsu Garcia interpretando ele mesmo, Jsu fez Rod Lane no filme de 1984.
A cena final do fim da entidade Freddy é igual a sua morte narrada no filme de 1984, ele é queimado.
Novamente temos Lin Shaye neste filme, o último que ela apareceu foi o original de 1984, ali ela fazia uma professora, e como New Nightmare não é a mesma linha temporal dos anteriores, nada impede ela de retornar, e neste sétimo faz uma enfermeira, ela é irmã de Robert Shaye o produtor da New Line Cinema, estúdio onde os filmes da franquia saíram e Robert também aparece no filme como ele mesmo, e na sua mesa vemos o livro The Nightmare Never Ends.
Nenhum comentário