New Nightmare (1994) / O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger Parte 1
Poster do filme New Nightmare (1994)/New Line Cinema/Divulgação |
Intitulado Wes Craven's New Nightmare mas conhecido apenas como New Nightmare, é para nós, o público um filme, mas deveria ser interpretado de outra forma, afinal é um filme sobre um filme. Tem a volta de Wes Craven que dirigiu e escreveu o primeiro filme de 1984, e escreveu o terceiro A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors.
A trama de New Nightmare é que a atriz Heather Langenkamp que fez Nancy nos filmes Nightmare on Elm Street 1 e 3 vive com seu filho e marido que trabalha com efeitos especiais em filmes. Ela ainda atua, e tem um stalker rondando sua vida, tudo exatamente como a vida de Heather Langenkamp. Uma noite ela sonha que algo da errado em um dos filmes de Freddy quando seu marido trabalhava em uma cena onde ocorrem mortes, como se a luva tivesse vida. Ela tem uma reunião de trabalho na New Line Cinema, a real produtora dos filmes de Freddy e descobre que seu marido está mesmo envolvido em outro A Nightmare on Elm Street e que tudo depende dela reprisar o papel de Nancy. Acontece que ela anda tendo pesadelos, que parecem cada vez mais reais, e o fato do envolvimento do marido no novo filme é como um presságio do pesadelo anterior que ela teve. Tudo fica pior quando seu marido morre dirigindo e as circunstâncias da morte indicam que Freddy o personagem dos filmes que ela fez, está de alguma forma influenciando a nossa realidade, ou tentando passar para o nosso mundo. Falando com Robert Englund que fez Freddy e com o diretor Wes Craven, ela suspeita ainda mais que algo ocorre, e que apenas mais um filme manteria Freddy preso no mundo dos sonhos e então Heather Langenkamp tem que decidir se Nancy deveria ser trazida do mundo dos filmes para o real afinal ela sabia como derrotar Freddy.
Este é um filme muito bom, extremamente sombrio, Freddy tem uma maquiagem nova, outra luva e usa um sobretudo sinistro. Nada de frases de efeito, ou comentários irônicos, Freddy é uma entidade, algo como um demônio que se manifesta, mas que não tem ligação com os filmes, ele seria a versão da nossa realidade de Freddy Krueger, ou seja como Freddy Krueger seria caso não fosse um personagem e sim algo real, isso permite que o filme tome caminhos nunca antes explorados, e sem a necessidade de maiores explicações, porque se estamos lidando com um Freddy que se gerou dos filmes nada estabelecido em cânone precisa ser respeitado aqui, se trata de uma linha temporal alternativa, uma tangente aos 6 filmes que precedem este fazendo de New Nightmare seu próprio universo e abrindo possibilidades, como as de personagens mortos nos filmes anteriores voltarem como os atores que os interpretaram e sem a menor necessidade de esclarecimento já que New Nightmare é um filme onde Heather Langenkamp é uma atriz que fez Nancy na franquia A Hora do Pesadelo 1 e 3 e seguimos a vida normal dela e não seu personagem fictício, é um leque de possibilidades e uma ideia muito inteligente que não apaga os 6 filmes anteriores, e aceita sua existência, mas não continua o cânone, cria outro, genial.
As possibilidades deste novo conceito para a franquia são tantas que eles poderiam pegar qualquer ator que um dia fez os filmes e trazer de volta interpretando a si mesmo e tendo que lidar com Freddy entrando no mundo real, basicamente poderiam ter mais 6 filmes só usando os atores interpretando eles mesmos.
Toda a premissa de Heather Langenkamp ter alguém a perseguindo, fazendo ligações foi retirado da própria vida da atriz que de fato sofreu com algo assim, claro que no filme entendemos ser Freddy passando para o mundo real.
Para evocar aquele ar de easter egg e homenagem Heather Langenkamp e John Saxon tem vestuário quase idêntico ao que usaram no primeiro filme de 1984, A Nightmare on Elm Street (1984), eles também contracenaram no ótimo A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (1987).
Não existem aqueles créditos de abertura neste filme, ele simplesmente abre com uma cena, algo intencional que te faz questionar se está vendo algo real já que não tem estrutura de filme alguma.
Como abordamos na matéria do filme 3, A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (1987) essa ideia de Freddy passando para o nosso mundo como uma entidade foi algo que era para ter sido a trama do terceiro filme, mas rejeitaram a ideia na época.
Quase tivemos uma volta de Johnny Depp a franquia, o ator tinha feito A Nightmare on Elm Street (1984) e uma pequena ponta em Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991) durante um sonho. Ele apareceria em New Nightmare na cena do funeral do marido de Heather, mas Wes Craven por algum motivo achou que a àquela altura Depp não estaria interessado em interpretar ele mesmo eum um filme onde Freddy passa para o mundo real. Wes Craven se enganou e Depp mais tarde disse que se soubesse, claro que teria feito.
Nenhum comentário