First Blood (1982) / Rambo: Programado para Matar Parte 1
Poster do filme First Blood (1982)/Anabasis N.V./Elcajo Productions/Divulgação |
A cidade do filme é Hope, em Washington, não existe na verdade neste local, foi inventada, mas boa parte do filme foi feita em Hope da Colúmbia Britânica. O filme Recoil de (2011) se passa na mesma cidade inventada de Hope, em Washington.
Em um dado momento do filme quando Rambo está fugindo dos policiais safados, ele se esconde na mata, e é visível que o ambiente está congelante, então ele acha um pedaço de pano, tipo lona, corta e faz uma proteção. Aquilo foi achado naquele mesmo local durante as gravações e aproveitado na cena, não foi intencional. Stallone ainda possui ela como um tesouro pessoal, se estima que se vendida hoje dado o uso no filme, a marca e o fato do ator a ter ainda deva valer dezenas de milhares de dólares.
Este filme possui uma novela, um livro que o inspirou de 1972, onde Rambo quebra o nariz de um policial quando escapa da delegacia, e isso ocorreu realmente nas filmagens no exato mesmo momento do livro, mas por acidente total, o personagem Lester interpretado por Alf Humphreys usa um curativo durante o filme porque realmente se machucou.
No ano de 1972 Columbia Pictures conseguiu os direitos para realizar o filme do Rambo, que foram vendidos para a Warner Bros., um filme foi então iniciado, e por 3 meses algum tipo de produção ocorreu, ainda e fatos desconhecidos, e após os 3 meses o estúdio cancelou tudo, e outros 5 estúdios não se interessaram nesta primeira tentativa de trazer Rambo ao cinema, até hoje este filme não foi lançado em mídia nenhuma, não se sabe quem interpretou o personagem, apenas que foi uma abordagem que não gerou interesse.
Caso você ler o livro, existe uma adição importante, é o motivo de Rambo e de Teasle o xerife folgado não se entenderem logo de início, claro que não é porque Teasle é policial que precisava ser um otário, Rambo era só um andarilho não era problema aparente ou ameaça, mas a ignorância de Teasle movida pelo preconceito foi o estopim da confusão toda, em vez de ajudar Rambo ele praticamente tenta expulsá-lo, mas lendo o livro é dito que Teasle era um veterano da guerra da Coreia que muitas pessoas não sabem nem que ocorreu. Possivelmente como o corte inicial do filme era de mais ou menos 3 horas, é possível que mais sobre o passado de Teasle tenha sido gravado, mas não usado na versão final do filme, mas mesmo assim, quando todos pensam que Rambo morreu quando a Guarda Nacional atira um morteiro na mina logo corta para o escritório da delegacia e atrás de Teasle é possível ver medalhas, que da direita para a esquerda correspondem a Estrela de Prata, Coração Roxo, e a medalha de cruz por serviços notáveis do exército. Tudo isso configura um bom oficial, mas não uma boa pessoa. Uma trama que não foi explorada no filme é da relação dele com sua ex esposa, no livro é mais aprofundado isso. Uma mudança pequena é que no livro Rambo come uma coruja quando está na mina abandonada, no filme ele mata um javali. No livro Rambo teria se alistado após um desentendimento com o pai, apenas em Rambo V de 2008 ele menciona ter um pai e no final vai a procura dele. O final do filme e do livro diferem, no livro Rambo e Will Teasle morrem, Rambo é morto por Trautman e Teasle não resiste aos ferimentos.
Coronel Trautman é amigo de Rambo no filme, mas no livro Rambo mal se lembra dele.
O primeiro nome do personagem Rambo, John foi dado apenas para o filme, assim como a famosa faca do filme não existe no livro. No Livro Will Teasle é chefe de polícia, já no filme é o xerife. Galt é morto propositalmente no livro e é muito mais novo, mas no filme Rambo apenas se defende dos tiros e o policial babaca se mata por estupidez, sendo mais velho também.
No início do livro Rambo tenta achar uma estrada, no filme achar um colega da época da guerra.
Rambo é como Frankenstein foi criado por Trautman, ele é o melhor dos soldados, e na batalha uma máquina, mas na sociedade é julgado, chamado de assassino de bebes. Ele possui estresse pós-traumático, e quando na delegacia zombam e maltratam ele, é quando algo ativa nele e ele então passa a reviver a guerra no presente momento.
Nenhum comentário