De Volta para o Futuro pode nunca ter um quarto filme
Imagem do filme Back to the Future (1985) /Universal Pictures / Amblin Entertainment/Divulgação |
Christopher Lloyd (Dr. Emmett Brown) já afirmou em entrevistas que estaria aberto a um quarto filme e que adoraria voltar a franquia, mas que tudo depende de Robert Zemeckis o diretor e roteirista, e de Bob Gale que também escreveu. Acontece que ambos já disseram que isso nunca acontecerá, apenas quando eles morrerem. É possível entender isso quando se tem 3 filmes tão amados e bem-sucedidos como esta trilogia, ninguém quer ser o responsável por estragar o que foi conquistado, o risco é muito grande, fora a responsabilidade de duplicar algo tão icônico nos dias de hoje. Robert Zemeckis é o mais vocal de todos quando se trata de um reboot, remake ou continuação de De Volta para o Futuro, ele sempre diz que enquanto ele viver isso não deve acontecer, provavelmente ele afirma tão categoricamente por conta da lei The Copyright Act, e também ele pode ter tomado medidas legais que impeça uma continuação após sua morte, tornando tudo muito difícil.
Impasses legais são sempre coisas que atrapalham filmes assim de sair do papel, a série animada Caverna do Dragão enfrenta a anos um processo de autoria que paralisou qualquer produção cinematográfica, que enquanto não for resolvido um filme nunca será feito. O mesmo vale para a franquia Friday the 13th que atualmente está em pausa por conta de um processo de controle de direitos. Coisas assim podem se estender por anos, mas pensando na trama de De Volta Para o Futuro, os filmes ainda são perfeitamente ótimos, não é como se fosse algo tão datado que clamasse por um remake, e claro se fosse feito um, a comparação seria imediata fora que atingir o mesmo patamar seria algo extremamente difícil. Certos filmes não precisam ser refeitos e certos filmes não precisam nem mesmo serem feitos.
Uma continuação eu assistiria, claro tendo todo mundo de volta, inclusive Crispin Glover que fez George McFly e foi tirado do filme 2 e 3 tendo um dublê feito suas cenas com uma máscara de Crispin colada no rosto. Michael J. Fox tem Parkinson, mas ele ainda atua e por estar diretamente ligado a produção de novos medicamentos de combate à doença ele tem um grau bem controlado dela, não é como se ele não conseguisse decorar textos ou se mover, então não é este o impedimento, claramente é Robert Zemeckis que não enxerga o potencial de continuar a história, principalmente já que ela teve começo, meio e fim, teria que ser um roteiro muito bom que justificasse juntar todos.
Mas Robert Zemeckis não vai viver para sempre, e a Universal Pictures é um estúdio que gosta de continuações, pegue Jurassic Park que também é da Universal como exemplo, a qualidade meio que não importa mais, fazendo 1 bilhão na bilheteria está ótimo. Certamente existe alguém no estúdio com a ideia pronta para dar sinal verde, é uma questão de quando, algum dia vai acontecer, só espero que não tendo Biff Tannen como principal só porque ele estará vivo.
Contudo se você não se conforma como eu, pode jogar o game de 5 episódios Back to the Future: The Game disponível para PC e consoles. Não é uma continuação dos filmes, mas já é alguma coisa nova pelo menos.
Nenhum comentário