Batman Begins (2005): Curiosidades Parte 1
Poster do filme Batman Begins (2005)/Warner Bros./DC Comics/Divulgação |
A língua que vemos Ken Watanabe falar durante o filme não é nenhuma conhecida, foi totalmente inventada para o filme.
Todos os filmes anteriores a este contou com a assistência do criador do personagem Batman, Bob Kane, mas com seu falecimento em 1998 isso não ocorreu.
Existe uma cena no filme onde o personagem de Ken Watanabe e Michael Caine acordam Bruce, nessa cena Christian Bale realmente adormeceu na cama esperando a cena começar.
Em abril de 2004 uma versão do roteiro vazou na internet.
Muito de Batman Year One a HQ de Frank Miller serviu como base, assim como Batman #431 de março de 1989 onde fala do treinamento ninja e a viagem ao Tibet, e isso pode até parecer o real, mas o roteirista de Batman Begins David S. Goyer diz que é o que as pessoas preferem pensar, ele na verdade usou a HQ "The Long Halloween" e "Dark Victory".
A Exposição que é o conceito nomeado quando você é colocado frente a frente com seus medos foi usada no filme, quando Bruce entra na caverna e inicialmente se assusta com os morcegos, mas controla seu medo.
Aos 17 minutos de filme, ocorre um momento de treinamento de Liam Neeson, e na gravação da cena era possível escutar o gelo se partindo abaixo deles, estava derretendo realmente, totalmente arriscado, no dia seguinte, o lago apareceu de volta, e as placas tinham derretido.
Nunca havia sido gasto tanto no marketing de um filme, 100 milhões.
O nome Ra's Al Ghul em Arabe tem um significado bem forte: A cabeça do Demônio.
Não fosse por Batman Begins não teríamos 007: Cassino Royale (2006) que só foi feito depois da recepção ultra positiva do filme do Batman fazendo a produtora de 007 Barbara Broccoli perceber que o agente precisava de um rumo mais realista e sombrio.
Os atores que estavam na concorrência para Batman eram Joshua Jackson, Cillian Murphy que terminou sendo o Espantalho, Henry Cavill o atual Superman, Heath Ledger que no próximo filme interpretou Joker, Jake Gyllenhaal e David Duchovny, que por pouco não foi Batman no horrível Batman & Robin (1997). Ashton Kutcher era a escolha do estúdio, mas seu lado e bagagem cômica não eram o foco do diretor Christopher Nolan, seria uma escolha tão controversa quanto no primeiro filme de 1989 quando Michael Keaton foi o escolhido e centenas de cartas foram enviadas ao estúdio pedindo para desistirem da escolha. Keanu Reeves foi considerado assim como em em Batman Forever, (1995) ele também havia sido sondado. Josh Hartnett recusou a oportunidade de viver o herói.
No teste de seleção de Christian Bale a atriz que fez a seleção com ele foi Amy Adams,
Gary Oldman era para ser um vilão no filme, a escolha dele como Gordon veio por conta de uma desistência do ator inicialmente escolhido. Kurt Russell e Dennis Quaid foram incialmente considerados.
As irmãs Wachowski foram inicialmente consideradas para comandar o filme, mas fizeram um acordo de finalizar a trilogia Matrix, elas inclusive escreveram um argumento de roteiro. Darren Aronofsky foi escolhido antes de Christopher Nolan em um filme que teria como base "Batman: Year One" e roteiro de Frank Miller, um primeiro rascunho foi feito assim como desenhos de produção cena a cena chamados de story boards, e este material ainda é secreto, fontes dizem que esta versão nunca aconteceu porque o roteiro ficou muito diferente da fonte de inspiração, mesmo tendo sido escrito pelo autor da HQ fazendo Alfred um afro-americano bom de mecânica que seria conhecido como Grande Al, o Batmóvel seria igual a um Lincoln e Bruce um mendigo, Batman seria Clint Eastwood e tudo poder ser lido em "Tales from Development Hell" um livro que conta tudo sobre este filme que quase ocorreu.
Nenhum comentário