Header Ads

The 'Burbs (1989)

Poster do filme The 'Burbs (1989)/Imagine Entertainment/Universal/Divulgação


Conhecido como Meus Vizinhos São Um Terror nacionalmente, este é um filme que tem como elenco principal Tom Hanks, Carrie Fisher, Corey Feldman e Bruce Dern. Considerado um clássico, é um ótimo filme, bem leve e com um ar de terror que nunca se concretiza de fato, apenas sugere. Nos arredores de Mayfield Place, na cidade de Hinkley Hills conhecemos o personagem de Hanks (Ray) que durante a noite sai na rua intrigado com o barulho estranho dos vizinhos recém-chegados no bairro. No dia seguinte conhecemos os vizinhos do bairro, Ricky, Rumsfield o tenente que Ray diz ser um traficante de armas, mas que não parece ser verdade quando o conhecemos.
Conhecemos Art Weingartner que já chega na casa de Ray comendo tudo da geladeira, e diz que conversou com o cara da imobiliária e a antiga casa dos Klopeks pegou fogo.

Sabemos que Ray está de folga por uma semana do serviço, e pretende passar seus dias em casa, não quer viajar ou nada do tipo, e isso já irrita sua esposa Carol vivida por Carrie Fisher que sabe que o marido quando fica em casa começa a se preocupar com a vizinhança em vez de relaxar.
Art Weingartner o vizinho de Ray, suspeita dos novos vizinhos e acha que são assassinos. Um personagem excelente é Rumsfield, um militar aposentado que estava apenas esperando a oportunidade de usar seus conhecimentos e aparelhos. Ray começa a suspeitar dos vizinhos Klopeks quando um deles leva o lixo para fora usando o carro, e depois no meio da chuva fazem buracos no quintal. Tudo se intensifica quando descobrem que Walter um velho do bairro desapareceu em circunstâncias misteriosas e em uma visita aos Klopeks sentem que eles parecem excêntricos.
Ray então combina com os vizinhos uma invasão durante a tarde na casa dos Klopeks para achar alguma prova da morte de Walter ou outra pessoa.

O cachorro de Walter Queenie é o mesmo usado no filme O Silêncio dos Inocentes (1991).

O ator mirim Corey Feldman, nome conhecido nos anos 80, era muito próximo de Michael Jackson que deixou seu macaco Bubbles aos cuidados de Feldman que o deixava em seu trailer, e quando ele voltava Bubbles sempre já tinha sujado o trailer todo com fezes. Corey faz Ricky Butler no filme, um adolescente que está sempre de bom humor e não liga para cinema ou sair, ele apenas gosta de sentar na varanda e acompanhar o que a vizinhança anda fazendo, especialmente Ray, Rumsfield e Art e sua fascinação pelos Klopeks. Ele logo chama os amigos para acompanharem os acontecimentos.

O personagem Rumsfield, militar convicto é tão excêntrico que chega a ser uma caricatura, sua ocupação não é dita no filme, mas presumo ser aposentado do exército americano que tem como hobbies cuidar do jardim, hastear a bandeira no quintal e colecionar armas.

O personagem de Art é o alívio cômico assim como Ricky, ele é muitas vezes inconveniente e intrometido, gosta de especular sobre os Klopeks e é ele quem acaba colocando na cabeça de Ray que os novos vizinhos possuem uma masmorra no porão. Claro que graças a sua teimosia é que descobrem que os Klopeks não são inocentes, ainda mais com suas constantes mudanças e o fato dos antigos moradores da casa que ocupam nem terem se despedido da vizinhança, simplesmente sumiram em um dia e no outro os Klopeks já estavam morando ali.

Carrie Fisher faz Carol, a típica dona de casa americana que gosta de ser amigável com todos em volta, mas não entende porque dar tanta atenção aos vizinhos, para ela eles tem o direito de serem diferentes e excêntricos. Ela estava errada o tempo todo, mas no filme ela e Bonnie Rumsfield são as vozes da razão.

Walter Seznick vivido por Gale Gordon é o estopim de toda a trama, seu desaparecimento repentino levanta mais suspeitas ainda em Ray, Rumsfield e Art, principalmente quando sua peruca é achada por Ray no dia que eles visitam os Klopeks. Você nota que existe algo estranho nos Klopeks mesmo, que eles escondem algo, fora que o barulho no porão como de uma máquina barulhenta não é algo a favor deles, e tudo fica mais suspeito quando Art percebe que o cachorro de Ray desenterrou um osso fêmur na cerca que dá para os Klopeks. Um osso daquele tamanho não poderia ser de uma galinha.

Os Klopeks são personagens muito bem construídos para parecerem esquisitos, claro esse não é um filme onde você tem alguma dúvida que rola algo estranho na casa deles, é meio que uma certeza desde o início, então quando vemos Reuben Klopek, Hans Klopek e Dr. Werner Klopek percebemos que cada um representa algo. Reuben é o antigo da família que logo demonstra raiva por Ray ficar bisbilhotando. Hans é o garoto que não se encaixa muito bem, novo ainda, foi obrigado a se encaixar nos costumes estranhos. Dr. Klopek é o mais bizarro, logo que o conhecemos ele já chega com a mão toda manchada de algo que tem jeito de sangue, ele diz ser de uma se suas pinturas.

O filme foi inteiramente feito nos estúdios da Universal, e o bairro fictício criado também pode ser visto na série Desperate Housewives (2004) que foi filmada no mesmo local.

Por problemas de uma greve de roteiristas muitas cenas foram improvisadas, como quando Rumsfield arranca o papel de parede da casa dos Klopeks. A frase “satã é bom, satã é nosso amigo” foi improvisada, assim como Hanks e Fisher assistindo o game Jeopardy!.

Na cena do café da manhã na casa de Ray, é possível ver um cereal com a imagem dos Gremlins, o diretor de The 'Burbs (1989) foi o responsável por Gremlins (1984) e Gremlins 2: The New Batch (1990).

Nunca é dito no filme qual a profissão de Ray, o personagem de Tom Hanks, sabemos que ele está de férias, mas é só isso.  No final quando o doutor Klopek surpreende Ray na ambulância, no roteiro, ele mataria Ray mas isso foi mudado ao longo da produção.

Uma das versões filmadas do final, Ray diria para Carol que ele tinha uma confissão para fazer, ele interromperia ele dizendo já saber que ele tinha sido demitido, por isso estava em casa na semana.
Outra parte do final que variou bastante foi quando se descobrem as ossadas no porta malas do carro dos Klopeks, em uma versão seriam os restos dos lixeiros que vemos no filme, e em outra versão seriam os restos de líderes de torcida.

The 'Burbs então é um filme estilo sessão da tarde, que proporciona uma história divertida e que todos podem se relacionar, afinal, todos tempos vizinhos estranhos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.