Header Ads

Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 9

MATÉRIA ANTERIOR: Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 8.1


Jason Goes to Hell: The Final Friday (1993)  Parte 9

2003

Obs: Neste nosso esquema mostramos como Jason pode ressuscitar, ele pode usar o corpo de Diana, ou o corpo da filha de Diana Jessica, ou pode usar o bebe da Jessica. Neste novo esquema mostramos a arvore genealógica de Jason, sendo filho de Pamela com Elias Vorhees. Assumindo que Diana é filha de Pamela e irmã de Jason, Diana teve uma filha com um homem não conhecido nos filmes, essa filha é Jessica, que com Steven teve um bebe.

A recepção tanto de crítica quanto de bilheteria da parte 8 fizeram a Paramount encerrar a parceria de desenvolver os filmes, abrindo uma janela para Sean S. Cunningham, o criador, e diretor do primeiro filme voltar ao comando, só que ele tinha que esperar um longo tempo para poder fazer Freddy vs Jason que era seu desejo, tanto que este filme apesar de encaixar na franquia, ser parte, não tem o nome friday the 13th no título. A Paramount tinha os direitos de Friday The 13th e a a New Line tinha os direitos de uso do personagem Jason, por isso temos aqui The Final Friday no nome e não friday the 13th part 9. Então Cuninham deu para Adam Marcus a oportunidade, Adam ignorou os eventos do filme anterior em NY, e com algumas condições, primeiro Sean queria a máscara fora, então sem máscara, e ele exigiu que a família fosse o foco nesse filme, como no primeiro foi explorando a mãe de Jason. John LeMay que tinha feito a série de TV Friday the 13th foi escalado, a série que nada tinha do mundo de Jason, eram apenas episódios com o mesmo elenco onde um local que possuía objetos amaldiçoados era o centro da trama, e que toda vez que alguém usava um tinha um preço a ser pago, a série fez sucesso, e saiu da madrugada em direção ao horário das 19h e morreu ai, houve um alvoroço da igreja pra tirar a série do ar, patrocinadores saíram fora e John LeMay também, foi onde a série acabou, basicamente se ela tivesse ficado no horário dela das 23h teria durado anos, mas a sede de grana dos executivos da Paramount fizeram ela mudar de horário e assim ninguém queria na hora da janta assistir sangue, mutilações, magia negra, eles queriam ver Jornada nas Estrelas essa hora.

Eventos ocorrem em 2003 certamente. E como este filme começa logo com o FBI localizando Jason pelos eventos de Jason Takes Manhattan, então realmente presumimos que Jason Takes Manhattan se passou em 2002. Lembrando a última marcação.

Sexta 13 de agosto  Aqui um detalhe eles não sabiam se em 2003 seria um sexta-feira  o dia 13 de agosto, mas até ai esse erro passa vai.

Depois de escapar de New York o FBI rastreia Jason de volta em Crystal Lake e lá montam uma armadilha que o extermina. Isso foi o estilo Hitchcock de Psycho falando mais alto, brincando com as expectativas do público matando o principal logo no início do filme, com Jason fora do filme todo apenas sua entidade agindo. Vemos o coração de Jason batendo mesmo depois do morteiro o atingir.
Apenas algum tempo depois, talvez umas horas:
É nesse filme que a alma/mal de Jason é transferida de corpo em corpo quando em sua autopsia seu coração que é o dobro de um normal, é comido pelo cirurgião que agora é Jason. Aqui temos pela primeira vez o ator Kane Hodder que fazia Jason fazendo outro personagem na franquia além de Jason, ele é um dos oficiais encarregados do corpo de Jason. Jason precisa incorporar em um corpo com sangue de sua família para renascer, e até ele conseguir achar um parente. Os corpos que ele possui adoecem e não duram muito. Apenas uma semana depois Creighton Duke dá uma entrevista explicando o conceito novo da franquia de possessão.
Talvez um dia depois DuKe vai para os arredores de Cristal Lake, e provoca um policial pra ser preso, Steve está no restaurante, ele é o ex da filha de Diana, a meia irmã de Jason.

Novamente aqui vemos uma inovação da franquia, o conceito de possessão é abordado pela primeira vez com Jason. Para ressuscitar Jason precisa do corpo de Diana, sua meia irmã que não é filha de Pamela, mas sim do pai de Jason com uma mulher X, ou do corpo de Jessica/bebe da Jessica. Sendo assim Jessica é sobrinha de Jason. Muitos dizem que Diana é filha de outra mulher, e não Pamela, porem...em Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th o diretor de Jason Goes to Hell diz claramente que Jason teve uma irmã que foi dada a adoção, e que sim era filha de Pamela aí fica a cargo de cada um.


Montagem de Imagens de Jason Goes to Hell: The Final Friday (1993)/New Line Cinema/Sean S. Cunningham Films/Arquivo Pessoal/Divulgação


Creighton Duke é o único que sabe tudo isso e ajuda na morte de Jason. Uma das melhores cenas de morte da franquia se não a melhor, um corte no meio do corpo da menina na cabana. E os atores eram um real casal, que terminaram pouco antes dessa cena ser gravada, pensa... No filme temos uma cena de um beijo inter-racial com Jason passando sua alma, e uma depilação de um cara pelo outro. Um policial é possuído por Jason e mata Diana. Stevie é culpado.

Dia seguinte:
Naquela tarde: Stevie vai para casa dos Vorhees, lá ele acha o Livro dos Mortos de Evil Dead. Mais uma cena de beijo entre caras, essa é uma excelente cena, a morte do corpo que Jason usou, se decompondo.

Naquela mesma noite do dia 13:
Jason acha Diana se transferindo para o cadáver dela com a mesma cobra que saia da boca dos outros corpos usados. Jason ressuscita pelo cadáver de Diana na casa dos Vorhees.  Ai a coisa fica séria...Jason é então empalado por Jessica e Steven no coração e puxado para o inferno. A cena da luta dele com Steven é muito incomoda, porque você percebe que Jason fica jogando Stevie de um lado para o outro atoa, quando poderia matá-lo logo, só pra dar tempo de Jessica achar a adaga.

Então, você que fica pirando em fanservice e easter egg da marvel veja isso:
Temos também nesse filme o conceito de easter eggs sendo plenamente utilizado como quando na casa dos Vorhees vemos o necronomicon Livro dos Mortos da franquia A morte do demônio, já deixando um gancho para um encontro com Ash. E no porão da casa dos Vorhees tem uma caixa da expedição ao ártico, com o nome de uma faculdade. Essa é a mesma caixa que no filme Creepshow (que era uma série de pequenas histórias de terror muito famosas, e legais, semelhante as Histórias Maravilhosas e semelhante a própria série Sexta-Feira 13). Tem um episódio em especial que um monstro dentro de uma caixa mata várias pessoas, e um marido cansado da esposa leva ela até o monstro, é muito clássico. Uma completa ligação, estabelecendo um mesmo universo para Sexta-Feira 13 e CreepShow. Além disso no filme Jessica menciona que quando atacada em casa, foi passando a casa dos Myers, ai um easter egg de Halloween para os entendedores.

No final do filme, o dia amanhece e vemos Freddy Kruegger puxando a máscara de Jason para o inferno, aqui também estabelecendo que veremos os dois juntos no futuro....a cena da cabana, a melhor da franquia até aqui pra mim, foi um sufoco, primeiramente Jason aparece bem na hora que eles descartam uma camisinha, como se a displicência os matasse, e aquela empalada cortando a menina no meio, sensacional. O Wall street journal disse sobre essa cena: o retorno a moralidade. É o filme que mostra não só as meninas nuas, mas tem para as mulheres também, um cara peladão.
Este filme não sofreu cortes da Mpaa como os anteriores, eles burlaram isso lançando só para maiores mesmo, e com o símbolo r-rated e sem cortes no vhs também.

Quanto a data correta, deve ser 2003 porque na continuação de Freddy vs. Jason que saiu em HQ Freddy vs. Jason vs. Ash é dito que Jason passou 2 semanas no inferno depois dos eventos de Jason vai para o Inferno antes de Freddy o ressuscitar. E ponto final é essa a data 2003 independentemente de qualquer teoria, é aqui onde a coisa é concreta de fato e tudo entra nos trilhos de novo então não temos necessidade mais de usar a linha do tempo alternativa afinal tudo passa a ser bem declarado nos filmes daqui por diante tirando a necessidade de presumir algo, é certeza.

Esse é o melhor filme para mim da franquia, muita coisa ocorre além das mortes, e tinha então a promessa de Freddy e Michael Myers com Ash integrarem a franquia e fazer tipo um Vingadores de terror, a coisa só não ocorreu porque eles não conseguiam definir como Ash sobreviveria, o cara era normal, ou os filmes ficariam muito bestas com ele nunca se machucando, ou em algum ponto teriam que matá-lo, afinal 3 ícones do terror contra uma pessoa normal, nem tem luta. Seria então estabelecido que Jason é um Deadites, termo conhecido em Evil Dead.

Neste filme independente de você usar a linha do tempo de 1980 ou de 1979 ele tem que se passar em 2003. A cena que Kari Keegan, a filha de Diana está no chuveiro foi motivo de briga nas filmagens, a atriz dispensou o diretor e pediu que Sean Cunningham o diretor do primeiro filme e produtor desse assumisse os últimos dias de filmagem, principalmente porque ela não queria estar nua na cena e Adam Marcus o diretor queria isso, ela abandonou o set e só voltou quando Cunningham assumiu os últimos dias de filmagens.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.