Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 10
MATÉRIA ANTERIOR: Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 9
Jason X (2001)
Kane Hodder volta como Jason.
2008 Cristal Lake se torna um centro de pesquisas, Jason é capturado e executado neste ano, usaram de tudo, gás, eletrochoque, enforcamento, e nada o matou, sua enorme capacidade de regeneração impede seu fim. 2010 Jason é preso em criogenia, mas a pesquisadora responsável por ele acaba ficando confinada também quando tudo dá errado por uma intervenção militar.
2455 depois de 445 anos Jason é reanimado por ganância do responsável pela missão que o encontra congelado. Ele acorda no espaço, com ciborgs e fetiches estranhos. Começa sua matança clássica de estudantes e acaba sendo abatido por uma ciborg, e por uma coincidência do destino, como já vimos antes, Jason é ressuscitado por uma máquina regeneradora e agora passa a ser Uber Jason e ter ligas metálicas no corpo, não conseguem mata-lo e Jason triunfa e acaba sendo jogado num planeta que parece com o nosso, caindo próximo a um lago na Terra 2. Nossas linhas do tempo se encontraram em Jason vai para o inferno logo só usaremos a principal
Algumas partes desse filme são até que boas, quando o nerd perde o braço no início é bem repentino, assim como a morte da garota que faz uma autopsia de Jason, ele enfia a cabeça dela em nitrogênio líquido e depois joga em uma mesa. A cena da simulação virtual de cristal lake também é boa.
Esse filme ficou na gaveta por 2 anos quase, porque o presidente da New Line saiu e o filme não tinha o apoio necessário, e uma versão finalizada dele vazou na internet antes se quer de ser lançado no cinema, uma versão de qualidade excelente, o mesmo ocorreu com X-Men Origins Wolverine, e isso acaba com a arrecadação do filme quando lançado. Fora que o roteiro mudava constantemente, isso nunca é bom. O filme falhou, é a maior falha na franquia até então. Em questão de renovação ele cumpre o pretendido, e se você pensar nos termos de Jason, ele não morre, então como ele seria em 1000 anos ? Nesses termos não parece tão idiota assim a ideia do filme. Sean S. Cunningham decidiu mandar Jason para o espaço enquanto eles pensavam em como juntar Freddy e Jason em um filme. A trama desse filme continuou a ser explorada com novelizações como The Experiment, Planet of the Beast, Death Moon, To the Third Power, todos continuações de Jason X. Também foram feitos comic books como Jason Vs. Jason x.
Freddy vs. Jason (2003)
Kane Hodder foi tirado do projeto aqui, a New Line queria tudo novo até um novo Jason.
Kane foi substituído pelo ator que o dublou na parte 8 quando Jason é atropelado.
Betsy Palmer, a eterna atriz que fez a mãe de Jason na parte 1 e 2 declinou de voltar neste filme, o acordo com ela era sem pagamento, uma aparição apenas, ela recusou.
A ideia desse filme era: ambos estão mortos no inferno, o diabo propõe quem trouxer mais almas volta para o mundo real. Mais de 14 escritores foram responsáveis por este filme, que teve inúmeros roteiros e desenvolvimento desde 1993.
Novamente a palavra que resume esse filme é inovação, conseguiram uma forma perfeita de unir dois ícones do terror e os fazendo brigar pelas almas das crianças.
Eventos correm entre 2003, sabemos porque antes do climax do final o grupo está indo para Camp Crystal Lake e vemos uma placa que diz "inauguração em 2004".
Freddy ressuscita Jason para que ele aterrorize Elm Street e com isso o nome de Freddy será lembrado fazendo com que as pessoas de Springwood voltem a sonhar com ele. Jason volta num domingo de outono, mata dois garotos a noite e um pai gerando um frenesi de que Freddy voltou fazendo as crianças sonharem com ele. A primeira morte ocorre na casa principal dos filmes de Freddy na rua Elm, Lori mora lá, policiais evitam mencionar o nome dele e você percebe que existe uma conspiração no sanatório rolando.
Na segunda-feira, em uma rave Jason faz a festa, e mata mais 8. Um policial menciona que eles tiveram 4 anos de paz com relação a Freddy.
Na terça o embate ocorre, Freddy descobre o medo de água de Jason, que aqui fica meio sem sentido porque na parte 4 Jason mata uma garota nua em um bote estando escondido dentro do lago, mas tudo bem. O confronto termina com eles puxando Freddy para a realidade, onde Jason acaba com ele. Lori decapita Freddy. Mas a batalha entre eles é muito boa, bruta e crua, a parte do lago com Freddy surgindo é excelente. Nos planos da continuação, seria mostrado que tudo não passou de um pesadelo de Jason que imaginou o confronto. É possível entender isso quando Jason sai do lago e com a cabeça de Freddy nas mãos, na quarta-feira e Freddy pisca para o espectador. O que não seria possível a menos que tudo fosse um sonho mesmo, já que Freddy quando é trazido do mundo dos sonhos para o nosso plano pode ser morto, sangra e sente dor e morre.
Elm street é em Ohio, Cristal Lake em New Jersey, é muito longe, os fãs claro questionaram como que no filme foi tão rápido a viagem de transporte de Jason. Na verdade, foram filmadas cenas deles viajando de dia e de noite, mas no corte final do filme, tiradas.
O medo de água de Jason desse filme, meio que não bate com os eventos dos anteriores e não foi escrito pelos roteiristas, foi adicionado depois, na parte 4 vemos Jason matando uma menina num bote pelada, ele surge da água, na parte 6 ele surpreende Tommy um bote também, logo isso não faz muito sentido.
O final original Lori 2 meses depois, estaria com seu namorado e Freddy possuiria ele matando ela.
Wes Craven criador de Freddy Krueger achou muito bruto o filme e pouco imaginativo.
A sequência foi imediatamente encomendada devido a abertura fenomenal nas bilheterias, 25 milhões, a maior abertura de terror registrada. A continuação teria Michael Myers já estabelecido naquela cena de Final Friday: Jason Goes to Hell, mas essa ideia foi deixada de lado porque Michael e Jason são ambos assassinos seriais que tem semelhanças. Já Freddy Vs. Jason Vs. Ash era a ideia central para uma continuação, também atiçado em Jason Goes to Hell, as negociações duraram 2 anos, com Sam Raimi querendo que Ash vencesse no final. Bom nada foi adiante e eles só se encontraram nos quadrinhos anos depois.
Um ótimo filme, uma abordagem que deu muito certo, principalmente financeiramente.
Quanto a data correta, deve ser 2003 porque na continuação de Freddy vs. Jason que saiu em HQ Freddy vs. Jason vs. Ash é dito que Jason passou 2 semanas no inferno depois dos eventos de Jason vai pro Inferno antes de Freddy o Ressuscitar. E ponto final é essa a data 2003 independentemente de qualquer teoria, é aqui onde a coisa é concreta de fato e tudo entra nos trilhos de novo.
Nenhum comentário