Dominion: Prequel to the Exorcist (2005)
Poster do filme Dominion: Prequel to the Exorcist (2005)/Morgan Creek Entertainment Group/Divulgação |
Dirigido por Paul Schrader, é uma visão alternativa dos eventos que precedem o filme de 1973. O elenco é bem diferente da versão Exorcist: The Beginning, sendo que o padre Merrin ainda é Stellan Skarsgård, Gabriel Mann como padre Francis, Clara Bellar é Rachel, Billy Crawford é Cheche.
Chamado inicialmente de Exorcist: The Beginning, a produção foi parada quase com o filme concluído, inclusive um pequeno trailer já tinha sido divulgado, mas a Morgan Creek Productions não gostou do resultado declarando que o filme era muito adulto, sem sangue o suficiente e com narrativa lenta. Paul Schrader foi demitido do cargo de diretor e em seu lugar entra Renny Harlin que refez o filme todo, deixando mais com jeito de trama de horror. As mesmas locações e cenários foram reaproveitadas. A versão de Paul Schrader então nunca veria a luz do dia já que a de Harlin foi lançada nos cinemas com o nome de Exorcist: The Beginning em vez da de Paul Schrader. Após o fiasco de Exorcist: The Beginning a Morgan Creek repensou a situação e foi atrás de Paul Schrader com apenas $ 35. 000, 00 permitindo que ele concluísse sua visão da história. Paul Schrader não teve o tempo necessário nem todos os componentes de sua equipe trazidos de volta, isso fez com que a coloração não fosse realizada pelo cinematografo Vittorio Storaro como deveria ser. A trilha sonora foi um caos, sendo composta sem pagamento por Angelo Badalamenti que fez um tema de 14 minutos. A banda de metal Dog Fashion Disco fez mais 20 minutos de música, e Paul Schrader reciclou a música usada no filme Exorcist: The Beginning. A Warner lançou em DVD e em poucos cinemas a versão de Paul Schrader chamada de Dominion: Prequel to the Exorcist.
Na Segunda Guerra, em 1944 Padre Lankester Merrin é obrigado por nazistas a escolher pessoas para serem executadas, este evento levou sua mente a questionar o sentido de devotar uma vida a Deus, sendo que coisas como aquela ocorreriam de qualquer forma e sem impunidade. Ele então decide se voltar para a arqueologia, e em Derati, vai em uma missão para desvendar o motivo de uma igreja do século 5 ter sido feita em uma região da África que o cristianismo não deveria ter impactado até então. Tudo é proposto pelo padre Francis que quer assegurar os interesses do Vaticano e pelo Major Granville. Chuma é o guia/tradutor da expedição, Rachel a médica que sofreu nos campos de concentração e Emekwi que cuida dos alojamentos. A igreja está em perfeitas condições, como se tivesse sido coberta por terra após ficar pronta.
Um rapaz problemático, de aparência faminta e com problemas físicos chamado Cheche chama atenção de Merrin que procura o ajudar.
Quando dentro da igreja, Merrin nota uma passagem com ícones demoníacos, tudo se mostrando um local de sacrifício humano. O povo de Turkana alerta Merrin para parar. O padre Francis solicita ajuda militar, 2 morrem tentando roubar itens da igreja, mas ao que parece algo dominou os oficiais provocando o confronto. Major Granville faz a cagada de matar um local em um ato de ignorância. Ocorre um atentado nos estudantes do padre Francis, dois filhos de Emekwi morrem.
Cheche o rapaz que Merrin quis ajudar se recupera milagrosamente, e o padre Francis então acha que o batismo dele é necessário. Granville se mata. O provo Turkana claro culpa o mal cristão do local sendo culpa da escavação que levou aos militares chegarem. Francis e Rachel são atacados pelo demônio que possui Cheche, que o deixa com uma aparência quase alienígena como se não tivesse gênero quase matando o padre Francis, que revela a Merrin que ele precisa exorcizar o rapaz. Merrin chega a essa conclusão quando percebe que realmente se trata de uma força maligna demoníaca que tenta o converter ao mal. Rachel a médica fica influenciada pelo mal e tenta cometer suicídio, assim como o povo da região em clima de batalha com os militares. O exorcismo tem sucesso e Cheche volta ao normal, assim como o clima do local. Um habitante local, avisa Merrin que ele voltará a enfrentar o mal no futuro, e ele parte para Roma.
The Exorcist (1973): O melhor filme de terror Parte 1
The Exorcist (1973): O melhor filme de terror Parte 2
The Exorcist (1973): O melhor filme de terror Parte 3
The Exorcist III (1990) Matéria completa, resumo e versões
Exorcist: The Beginning (2004)
Nenhum comentário