A Few Good Men (1992) / Questão de Honra
Poster do Filme A Few Good Men (1992)/Columbia Pictures Corporation/Castle Rock Entertainment/Divulgação |
O elenco é cheio de estrelas, como Jack Nicholson, Demi Moore, Tom Cruise, Kevin Bacon e Kiefer Sutherland.
Quando dois fuzileiros da marinha americana, Harold Dawson e Louden Downey dão um castigo a um colega de pelotão chamado Santiago na Base Naval de Guantánamo em Cuba, algo sai errado e ele acaba morrendo afogado em seu próprio sangue. Ocorre que Santiago tentou dedurar Dawson por um tiro ilegal dado dias antes, e em troca pediu transferência da base. Tudo começou a dar errado porque o Coronel Nathan Jessup (Jack Nicholson) quando ficou sabendo do problema de Santiago nada fez, e o deixou à mercê do julgamento do pelotão em vez de intervir, e com a morte de Santiago Dawson e Downey enfrentarão a Corte Marcial.
O caso chega até a tenente JoAnne Galloway (Demi Moore) que suspeita que o ocorrido foi o chamado “código vermelho” que seria uma medida disciplinar extraoficial que não deve ser encorajada já que se trata de deixar que o pelotão decida e aplique punições em seus colegas livremente e sem nenhum controle, bom senso, sentido e ou limitação. O caso é tirado de JoAnne e passado para Daniel Kaffee (Tom Cruise), ela supervisiona, mas por ser considerada idealista e sem malícia é afastada de representar os dois réus.
Kaffee é conhecido por fazer acordos rápidos, ele não enrola para resolver um caso, e JoAnne sente que este em especial necessita de mais atenção pela complexidade, horários que não batem e atitudes contrárias a intenção de matar dos dois réus. Para se resumir a Marinha quer culpa-los de homicídio e escolher um advogado como o personagem de Cruise é a medida correta já que se trata de alguém que não faz alvoroço para se resolver uma situação e não tem experiência em tribunais.
Jack Ross (Kevin Bacon) é o promotor que também é amigo de Daniel Kaffee (Tom Cruise). A parte que mais chama a atenção e Kaffe é que ele descobre que Kendrick (Kiefer Sutherland) disse para o pelotão não fazer mal a Santiago, mas depois disse para Dawson e Downey de forma particular para aplicar o Código Vermelho em Santiago, e os garotos então colocaram um pano na garganta de Santiago para raspar sua cabeça, mas uma reação chamada Acidose Láctica provocou o sangramento nos pulmões de Santiago que morreu minutos depois.
Quando Downey testemunha ele se contradiz nos horários e o advogado de acusação percebe a confusão dele no testemunho e o pressiona.
Markinson o oficial presente quando foi decidido se Santiago seria ou não transferido é a salvação do julgamento, mas tudo se perde quando ele comete suicídio pela culpa de não ter ajudado Santiago quando podia. Só resta Daniel Kaffee tentar arrancar de Jessup a verdade por pressão dos fatos e inconsistências do ocorrido.
Tom Cruise como sempre, excelente, não é um filme de ação, mas ele demonstra sua capacidade de dominar o papel que lhe for dado e exibe confiança e credibilidade em sua interpretação. Entendemos que seu desleixo e relaxo vem do fato dele ter feito direito por ser o que seu pai queria, isso o tornou alguém que não tem amor pela profissão e isso reflete em uma grande quantia de casos resolvidos apenas por negociações e acordos, sem muita investigação. O fator que chama sua atenção no caso de Santiago é que se ele seria transferido como todos dizem, não faria sentido suas coisas estarem todas em seu armário na noite que precederia sua saída. Santiago sairia de Cuba definitivamente e mesmo assim todos os seus itens como roupas estavam em seu armário.
Kevin Pollak é Sam Weinberg advogado que ajuda o personagem e Cruise, ele é meio que o bom senso da situação, não tem pena de Dawson e Downey e acha que deveriam ir presos pelo que fizeram a Santiago, mas por outro lado ele é um ótimo preparador de testemunha, então necessário para o caso. O ator Kevin Pollak hoje em dia tem um canal no Youtube chamado kevinpollakschatshow, ele realiza entrevistas de as vezes 2 horas, seus convidados estão entre atores e diretores, vale assistir. Em um de seus vídeos ele entrevista o ator Jason Alexander de Seinfeld que revela que quase pegou este papel de Sam em Questão de Honra, mas como Seinfeld engrenou ele teve que escolher.
Cuba Gooding Jr faz uma pequena participação no julgamento expressando seu conhecimento do caso.
Jack Nicholson como Cruise, excelente, este é um ator que pode desempenhar várias nuances de antagonista e consegue aqui ser o mandante do crime que tenta se isentar porque acredita ter feito o correto e que pessoas como ele gerem uma nação, pessoas como ele são necessárias para proteger o país já que levam a sério o significado de liberdade americana.
Demi Moore em seu ápice como atriz, é a esperança da história, sem ela Dawson e Downey não teriam um julgamento justo, e tiveram justamente por sua teimosia em entender os fatos e de associar a arrogância de Jessup a culpa, ela sabe que ele ordenou o Código Vermelho, não diretamente, mas dando a ordem para Kendrick então repassar para os réus. Ela representa como as mulheres são tratadas em cargos de oficiais, e que mesmo tendo uma patente alta, isso ainda não a deixa com credibilidade perante seus colegas que a julgam como entusiasta e pouco voraz. Demi inclusive reduziu seu próprio salário para $ 2 milhões para não competir com Jodie Foster e ter mais chance de conseguir o papel.
Kevin Bacon é a acusação do caso, ele tenta enfatizar que o termo “Código Vermelho” não está no manual de boas práticas do serviço militar, isso então configura um ato de escolha e decisão própria dos réus, eles em sua visão agiram sem a aprovação das diretrizes do alto comando e atuaram como juízes de terceiros decidindo o castigo de Santiago, porém ele sabe que é errado que os superiores de Dawson e Downey dessem a ordem de punição, afinal isso estabelece que seguiram ordens e estavam cumprindo seu dever. Então Tom Cruise menciona que no manual não existe um parágrafo que diz onde se deve ir para comer, e o oficial no banco responde que realmente não existe, ele apenas segue os outros e faz o mesmo.
O filme é excelente, não consiste de uma trama acelerada mas precisa e assertiva, principalmente nas cenas de interrogatório e deve-se levar em conta que o Departamento de defesa americano se recusou a endossar o filme, isso significa que eles não poderiam usar nenhuma instalação militar, e isso termina não fazendo a menor diferença, afinal o interessante neste filme são os personagens, você mal se importa com o cenário nas cenas.
Nenhum comentário