Header Ads

Christine, O Carro Assassino (1983) um clássico


Imagem via Columbia Pictures Corporation/Divulgação
Vamos falar do filme Chrsitine, um clássico do terror baseado num romance de Sthepen King. No brasil se conhece ele como Christine o Carro Assassino, uma nomenclatura bem desnecessária. O filme foi filmado no mesmo bairro que John Carpenter usou para fazer Halloween de 1978 anos antes.

No filme um estudante Arnie Cunningham é um garoto tímido e com apenas um amigo, Dennis que não trata ele diferente como as outras pessoas. Dennis é a estrela do time de futebol da escola. Após uma briga na escola Dennis e Arine estão voltando para casa quando passam por uma casa caindo aos pedaços e então Arine imediatamente é atraído por Christine, aprendemos que Christine já tinha matado o antigo dono, assim como a família dele. Arnie vai reformando Christine e então sua personalidade também sofre uma transformação, ele vai ficando mais confiante, sua timidez desaparece e ele até consegue uma namorada, Leigh Cabot a garota nova da escola. Um dia Christine é vandalizada e então começam os assassinatos que não é dito no filme se são cometidos por Christine ou por Arnie, para uma melhor compreensão da história procure o livro que tem muitas sub-tramas que o filme não chegou a explorar.
Tudo em Christine é um clássico, o modelo do carro, a trilha sonora, John Carpenter dirigindo e sendo baseado num livro de King. Este filme virou um clássico sendo exibido na melhor época da tv quando não se tinha censura nos filmes da tarde. É interessante notar na relação de Arnie com Christine, como se fosse um caso de amor, onde no momento que percebemos a forte ligação dos dois é o mesmo momento onde aprendemos que o carro se regenera, seu poder vem do amor possessivo de Arnie pelo carro. O remake de Christine está a anos sendo dito que pode acontecer, mas nem é um filme datado assim, os efeitos são decentes, a tensão existe e de vez em quando é bom assistir um filme que não seja cheio de sustos desnecessários.

O que faz um bom filme de terror não é apenas quantas vezes você se assusta, mas sim a execução, os personagens, as situações e claro o assassino que no caso é um carro. É como se você estivesse assistindo Halloween mas com um carro no lugar Michael Myers. Christine se diferencia dos filmes de terror normais porque estamos falando aqui de um carro sendo possuído por entidades onde ninguém no filme menciona que a melhor solução é um exorcismo, nada de água benta ou rituais aqui, a forma de destruir Christine é acabar com seu hospedeiro, a pessoa que alimenta seu poder sacrificando sua vida para adorá-la. Conforme Arnie vai ficando possuído percebemos que mesmo assim ele não se esquece de Dennis, ele ainda chama Dennis para o ano novo, e o visita no hospital, é como se Christine não tivesse o controle de Arnie por completo, existe uma parte dele que ainda lembra da pessoa que ele já foi. Na realidade a trama do filme não explora isso, mas Arnie estaria possuído pelo espirito do antigo dono do carro, coisa que vc aprende no livro.
E o ótimo Kevin Bacon foi cotado para o papel de Arnie mas ele preferiu escolher Footlloose.  Apesar de ser um filme de 1983 a história se passa em 1978. O filme tem algumas similaridades com Carrie tbm de King, ambos os protagonistas sofrem bullying na escola, ambos são tomados por forças sobrenaturais e ambos matam estudantes para se vingar. Conforme Arnie vai sendo influenciado pelo mal de Christine, ele começa a usar roupas que lembram a época que o modelo de Christine é datado, 1958.

Indicamos o Filme Christine o Carro Assassino para você, não existem filmes assim mais hoje em dia, temos filme de carros que falam claro, mas não é o caso deste, tudo é tratado sem cafonice e não deixe se levar pelo título nacional do filme, é um clássico do terror para verdadeiros fãs de bons filmes.
Em 2017 John Carpenter lançou um clip musical com o tema de Christine remasterizado. É o máximo de uma continuação que já foi feito até hoje, com uma loira sendo perseguida por Christine quando seu carro tem problemas e quando as portas se abrem, Carpenter está dentro.
Se vc assistir A Torre Negra tbm inspirado nos livros de King, verá um pequeno easter egg de Christine.
Christine na sua época não tinha violência suficiente para conseguir uma classificação de R rating que seria para maiores. Eles ficaram preocupados que o filme poderia não passar a mensagem de terror que deveria e então inseriram uns fucks aqui e ali
Nos anos 80 Sthepn King era tão popular que eles começaram o filme antes se quer do livro ser lançado.
No começo do filme quando mostra a cena em Detroit da origem do mal de Christine não faz parte do livro

 Brooke Shields foi considerada para Leigh Cabot a garota nova da escola com meias esquisitas que vira namorada de Arnie.

Nicholas Cage fez teste para o papel de Buddy o cara que atormenta Arnie
A morte de Darnell é bem mais forte e desenvolvida e gráfica no livro, nem ocorre na oficina mas sim na casa dele.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.