Header Ads

O roteiro para o reboot de Friday the 13th que não ocorreu Pt 1

A última tentativa de renovar Jason Voorhees foi no remake de 2009 produzido pela Paramount Pictures e a Platinum Dunes de Michael Bay e Bradley Fuller que é uma produtora de sucesso, tem no currículo filmes como o sucesso de 2018 A Quiet Place, The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning de 2006, The Texas Chainsaw Massacre de 2003, The Amityville Horror de 2005 entre outros. De 2009 para cá, muito se falou online sobre como usar Jason novamente, desde um novo Freddy vs. Jason, até um filme de origem de Jason, muitos roteiros foram escritos e ideias foram fomentadas, mas nada de concreto saiu na mídia. Um dos roteiritas contratados é Aaron Guzikowski e tem no currículo filmes como Prisoners de 2013, um forte drama policial com Jake Gyllenhaal e Hugh Jackman que tem surpresas ao longo da trama fazendo do roteiro de Prisoners um dos mais procurados de 2013. Aaron Guzikowski escreveu um rascunho para o novo Friday the 13th, que seria filmado e lançado em 13 de janeiro de 2017, o diretor seria Breck Eisner que fez o remake de The Crazies (2010), por aqui chamado de A epidemia.
 Imagem do filme Jason Goes to Hell: The Final Friday (1993)/New Line Cinema/Sean S. Cunningham Films/Divulgação

Em um dado momento da produção, tudo mudou e decidiram escolher David Bruckner que fez o terror V/H/S para dirigir, isso tudo em 2014 ainda. Após um ano trabalhando no roteiro adaptou a coisa para ser um filme no estilo found-footage que ainda bem que não aconteceu, colocando o status da produção em 2015. Na época, quando tudo saiu nos sites de notícia especializados, os fãs claro detonaram a ideia em posts e a ideia foi abandonada, mas isso já fez com que o processo tivesse 2 anos de apenas atrasos e ideias não concretizadas. David Bruckner então foi forçado a começar tudo do ponto zero, e abandonando o roteiro de Aaron Guzikowski (Prisoners de 2013). Um novo roteirista foi contratado, Nick Antosca que fez a série de tv “Hannibal”. Tanto David quanto Nick trabalharam no roteiro até dezembro de 2015, quando o estúdio mudou de ideia novamente. Mas procurando online, é possível ler o roteiro de Nick Antosca datado de 04/06/2015. O filme seria chamado Friday the 13th 3D. Vamos descrever um resumo dele, e como poderia ou ainda será este filme caso o roteiro seja usado ou mesmo as ideias mantidas e recicladas de alguma forma.

O filme abriria com a música “One More Try” de George Michael em Crystal Lake, a câmera mostraria um corpo boiando nas águas do lago. Tudo é apenas um susto de início quando somos apresentados a um personagem chamado de Sloane que ensina uma criança como resgatar alguém que se afogaria. Logo depois conhecemos todos os conselheiros do acampamento, alguns estão se relacionando amorosamente, típico da franquia Friday the 13th, não é novidade nada até aqui, e se você está lendo o artigo é no mínimo porque é fã dos filmes e deveria conhecer já a dinâmica dos adolescentes que é sempre a mesma nestes filmes.

Outro personagem é Kirby, que tem a religião como norte na vida, estabelecendo a santinha da vez, inclusive em uma piada ela menciona que não dormiria com Johnny Depp mas não descartaria uns beijos com Patrick Swayze. Ou seja, atores que nos anos 80 explodiram, e claro que este novo Friday the 13th se passaria nesta data.

Conhecemos Vanessa, a gostosona da vez, até aqui tudo normal, na mente você já forma opiniões sobre quem morreria ao longo do filme, mas todos estes estereótipos da comportada, da gostosa são apenas para te surpreender no contínuo do filme, tudo pode mudar.

Outros personagens são Brad e Amber, que são namorados, Kevin é irmão gêmeo de Brad e Greg sendo apresentado como o esportista do grupo, tem o físico e o jeito de ser bom em educação física. Claro que sempre tem um drogado nos filmes, este é Wes, apelidado de Wezzer.

Muita bebedeira, drogas e esfregação ocorrem, até que um afogamento acontece, mas o garoto é salvo por Brad. Isso claro é algo conhecido na franquia, afinal Jason se afogou ali aos 11 anos. Tudo é estabelecido para então mostrar que estamos em agosto, do ano 1988. Estamos no último dia do circuito de acampamento, e claro o clima não é cheio de atividades, mas de descontração e despreocupação e todos estão em volta de uma fogueira contando histórias de terror, quando os conselheiros começam a falar do quase afogamento do dia com Greg em um tom preocupado, mas irônico fala que se Brad não tivesse salvado o menino mais cedo, todos do acampamento estariam mortos, despertando o interesse de Kirby que não entendeu a referência. Este é o momento que nós a audiência seríamos lembrados da história de Jason por Greg que continuaria explicando que ali ocorreram assassinatos no passado que no acampamento original de Crystal Lake havia uma ajudante de limpeza, tipo em 1966 e ela tinha um filho, o pai do menino tinha sumido e o garoto frequentava o acampamento, Dylan então diria o nome Pamela Voorhees e confirmaria o que já sabíamos vendo o filme Friday the 13th de 1980 que Pamela cozinhava para os garotos ali no acampamento e na escola fazia o mesmo.

Dylan vai cada vez se aprofundando mais no cânone de Friday the 13th, ou seja, a história de Pamela e Jason seria mantida, com Jason tendo se afogado por displicência e cuidado dos conselheiros.

Continue na parte 2 e na parte 3

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.