Header Ads

Risky Business (1983)/Negócio Arriscado

Esse clássico é uma das performances mais puras e simples de Tom Cruise, sendo dirigido por Paul Brickman o elenco é completado por Rebecca De Mornay.
Poster do filme Risky Business (1983)/The Geffen Company/Divulgação

A história é muito simples e de fácil absorção, Joel Goodson é um adolescente comum de Chicago lidando com as frustrações da idade, escola e garotas que ele não consegue ter. Joel participa do programa de futuros empresários para ajudar entrar na Princeton University onde seus pais já planejaram seu futuro. Uma noite quando seus pais viajam seu amigo Miles liga para uma prostituta para ajudar Joel, só que a garota termina sendo um travesti, mas ele indica Lana que é tudo que garotos ricos e brancos como Joel precisam. Quando eles se encontram ela é uma garota dos sonhos dele, ele aproveita mas esquece do preço que ela poderia cobrar, e tudo fica em US $ 300 que ele não tem na casa, e quando ele sai de casa para pegar no banco Lana rouba o ovo de vidro da mãe do garoto, tudo vira uma confusão enorme quando ele vai atrás da garota e se envolve com o cafetão dela Guido, estraga o carro do pai e tem que arrumar dinheiro para cobrir o acidente. A resolução é fazer um puteiro a noite em sua casa para juntar seus amigos dele com os de Lana e lucrar com isso de alguma forma. O grande problema é que a festa ocorre no mesmo dia que ele teria que receber o recrutador de Princeton.

A trilha sonora é de poucas músicas, porém marcantes como a usada na cena de dança de Joel de cuecas, Old Time Rock and Roll de Bob Seger e Phil Collins "In the Air Tonight". Tangerine Dream que toca durante todo o filme é excelente.

Para que Tom Cruise tivesse a aparência de rosto cheio, ele treinava todos os dias da semana para perder peso, e quando isso terminou ele só comeu refeições gordurosas e assim ele ficou com aquele rosto jovial e de adolescente.

A cena de dança de Cruise foi totalmente improvisada, não foi coreografada.

Diane Lane quase foi Lana, mas seu pai não deixou por ser o papel de uma prostituta. Sharon Stone também tentou e Kim Basinger não gostou do roteiro.

Frank Sinatra quase foi Guido.

Sean Penn aparece no filme quando Joel tira o Porsche da garagem para dar uma volta é possível ver alguém no banco do passageiro.

Tom Cruise e Rebecca De Mornay formaram um real casal por um tempo.

Todos os atores de hoje na faixa dos 50 anos fizeram teste para este filme como Tom Hanks, Sean Penn, Nicolas Cage, John Cusack e Michael J. Fox.

Existe um final alternativo deste filme que é possível ver no youtube ou no dvd da edição de 25 anos onde. Este final tem um tom e atmosfera mais pessimista, Joel ainda é aceito na faculdade e está com Lana em um restaurante em um edifício bem alto, Lana diz que não armou para ele, mas ele não se convence e eles se abraçam. Não é um final ruim, mas para os filmes de adolescentes dos anos 80 isso fugia da fórmula, então o final mais feliz foi usado.

Uma produção que tinha tudo para ser uma comédia sem graça ainda mais pela época e tendência em fazer filmes apenas com peitos e bundas Risky Business (1983) se destaca pelos temas com a perda da inocência, capitalismo e prostituição que é abordada sem nuances de sofrimento e escravismo, mas sim com tom de escolha própria. A cena de Joel com a garota sendo abordado pela polícia e pelos pais dizendo para ele não jogar o futuro dele fora é excelência onde ao mesmo tempo que aborda frases reais que todos os pais algum dia disseram aos filhos também reflete na pressão em ser o filho que não comete erros, que não estraga seu futuro com escolhas que fogem o padrão já idealizado pelos pais.
A escolha de Rebecca De Mornay como Lana é o ponto alto do filme, as cenas dela são abordadas de forma que revele uma segurança e controle de todos ao seu redor, o olhar é muito penetrante e intenso, e passa a mensagem de não ser vulgar mesmo tendo o trabalho que tem onde todos assumiriam que isso refletiria em sua aparência, pois não reflete. É uma garota que sabe de virar, e não quer fazer aquilo pela vida toda, ela só não teve as mesmas chances que Joel tem. Olhando do ponto de vista da idade é tudo que todos nós passamos, a escolha da carreira e de como conduzir a vida, com todos olhando e julgando enquanto observamos o sucesso alheio clamando por uma chance entendendo e tendo perfeita noção do potencial que carregamos por dentro, mas que ninguém parece notar.

Tom Cruise está muito bem no filme, é o típico adolescente em fase de escolha e desejos onde o pensamento é sempre ofuscado por uma fantasia de ter a garota dos sonhos pronta para satisfazer os desejos dele nas melhores ocasiões como a cena do sonho no chuveiro que abre o filme, a cena do trem com Lana que mesmo sendo a parte real do filme mais se assemelha a um sonho erótico.
Já era possível sentir assistindo a este filme que Cruise teria um futuro brilhante como realmente aconteceu.
Rebecca De Mornay continua atuando, atualmente na série da Marvel/Netflix Jessica Jones, Hawaii Five-0, Hatfields & McCoys, Plantão Médico e nos filmes Identidade, A Mão que Balança o Berço, e na mini série de O Iluminado. Ela ainda está em atividade e todo ano se procurar tem algo novo dela.

A grande dúvida do filme é se Lana realmente trapaceou Joel ou não, e se ele termina o filme inseguro, alguma coisa tem ali, eu diria que sim, ela pressionada por Guido fez Joel perder todo dinheiro que lucrou com a festa de orgia, uma perfeita metáfora a nossa vida, onde quando conseguimos um salário, ocorrem os cortes de plano de saúde, inss, refeição e condução e no final você termina com o mínimo valor que foi o que Joel não usou com ele mesmo já que gastou consertando o carro do pai.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.