Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 6
Jason Lives: Friday the 13th Part VI (1986) /Paramount Pictures/Sean S. Cunningham Films/Divulgação |
MATÉRIA ANTERIOR: Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 5
1989
O script original declara Tommy com 18 anos. Por um evento específico na parte 7 sabemos que ela se passará em parte em 1989. Então a melhor posição para a parte 6 é em 1989 também, é neste filme que Jason fica preso no fundo do lago Cristal.
As pessoas tendem a achar que foi muito depois da parte 5 este filme, porque mudaram o ator que fez Tommy no filme anterior e este novo aparenta mais idade, mas não quer dizer que na história tenha, foi apenas um remanejamento na produção. Se você considerar a possibilidade de Tommy ter feito 13 anos em 1984 e a parte 5 se passar em 1988 , isso faria a parte 6 se passar em 1989, e também se você considerar que mesmo mudando o ator que faz Tommy não tem a ver com ele ser mais velho, então pode considerar este filme como de 1989 se passando quase que logo após o 5, tipo meses depois apenas e não um ano depois como o bom senso pode dizer.
E todo o objetivo desse vídeo é te situar na franquia, mas algo que deve ser dito é que na realidade a franquia ignora os eventos da parte 5, por isso não se preocupe tanto com o ocorrido na parte 5. Eles tiveram que mudar a direção porque o ator que fez Tommy na parte 5 declinou e seguiu em frente em outra carreira, logo, parte 6 seria um reboot usando Tommy sim claro, mas sem assumir os eventos da parte 5 que foram duramente criticados. Parte 6 começa com uma homenagem a 007. Frank Mancusso o produtor chefe de todos os filmes até aqui, sempre teve preferência por loiras, então todas as final girls da franquia são loiras, Alfred Hitchcock também fazia isso. A clássica história de Frakstein foi a base para este filme.
Tommy é liberado do hospital mental e vai atrás do túmulo de Jason a noite para queimá-lo e dar um descanso a sua mente perturbada. Jason é ressuscitado por Tommy acidentalmente quando um raio atinge o cadáver de Jason que volta dos mortos. Aqui foi o ponto onde a franquia passou de realidade para o sobrenatural, assumindo que Jason é um zumbi imortal com força sobre-humana. Um filme que renovou a franquia e deu uma solução de Jason sempre escapar e nunca os produtores terem que pensar em assassinos novos para a franquia. Esse é um dos melhores filmes da série, já que tirando a mortalidade de Jason não há mais limite para o que ele poderia fazer ou situações que ele poderia passar, o leque de opções foi ampliado, assim a maior revitalização até o momento da franquia veio nesse filme.
Jason vai para Forest Green (Camp Crystal Lake) na mesma noite matando um casal no caminho.
Dia seguinte (uma sexta-feira 13 é certeza porque tanto Megan quanto os policiais mencionam a data.
Considerando o ano de 1989 teria que ser em uma sexta-feira 13 antes do mês de outubro, porque a parte 7 o próximo filme começa em 13 de outubro de 1989. E a sexta feira 13 de 1989 antes de outubro é a de Janeiro.
Um coveiro vê o túmulo de Jason aberto. Conselheiros vão pra Forest Green abrir uma colônia de férias. Jason mata 5 jogadores de paintboll.
A noite Jason mata 2 casais, o coveiro e a força policial, e mais 2 conselheiras do acampamento. Apenas Megan e Tommy sobrevivem. É nesse filme que Jason amplia seu status de apenas um assassino e passa a ser tratado na trama como uma entidade que assusta crianças, uma alma perdida. Aqui temos a melhor trilha sonora da série com Alice Cooper, destaque para the man behind the mask.
Tommy e Megan conseguem prender Jason no fundo do lago Crystal com uma corrente e uma pedra, segundo Tommy Jason só pode ser parado quando levado para onde se afogou, no lago. Dia seguinte vemos Jason ainda vivo no lago, e puto.
A mpaa, motion picture association, fez muitos cortes no filme para pegar uma censura melhor, e isso prejudicou algumas cenas de morte. O primeiro Sexta-Feira 13 a ter efetivamente crianças no acampamento em vez de apenas conselheiros. No script original que mudou ao longo do filme, o coveiro do cemitério não morreria e no final um cara chegaria nele e daria uma grana, esse cara seria Elias Vorhees, pai de Jason, não usaram isso para não expandir mais a coisa e ter que lidar com esse personagem no futuro. Aqui vemos como a parte 5 afetou este filme, Jason Lives, porque parte 5 foi tão mal recebido que as pessoas não foram ver o 6 achando que Tommy seria Jason no final das contas, e isso fez com que parte 6 arrecadasse menos que qualquer um dos anteriores, por outro lado a crítica adorou, foi tão elogiado quanto o primeiro.
Se você considera que tudo começou no ano de 1980 para então casar com nome do filme e ser uma sexta-feira 13 de fato, então esse filme se passaria em 1991.
PRÓXIMA MATÉRIA: Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 7
Jason Lives a parte 6 da franquia Sexta-feira 13 poderia ter um "Jason Rambo"
Nenhum comentário