Header Ads

Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 2

Friday the 13th Part 2 (1981)

Friday the 13th Part 2 (1981)/Georgetown Productions Inc./Sean S. Cunningham Films/Divulgação


 MATÉRIA ANTERIOR:     Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 1

O diretor do primeiro filme não quis voltar para esse, para ele não fazia sentido usar Jason, ele achava sem sentido, ele estar o tempo todo na mata e não fazer nada para impedir a mãe morrer no primeiro filme mesmo sendo um brutamontes.
Existe um ponto importante aqui, o primeiro filme foi um grande sucesso, logo com a assassina morta (Pamela), e o caça níquel descoberto, eles precisavam de mais...aí veio a ideia que Jason sobreviveu na floresta desde 1957, só Deus sabe como, e o porquê dele não voltar pra mãe que estava sempre por ali também é confuso, já que quando Steve Cristie morre no primeiro filme, ele diz pra Pamela "ah é vc", ou seja ela estava por ali...estava por ali mas não cruzava com Jason q também estava por ali.
A inovação na franquia começa aqui, com a inserção de Jason que ao que tudo indica não morreu afogado.

Apenas alguns meses depois em agosto de 1979 é o começo da parte 2, lançado em 1982. Alice é liberada do sanatório e para enfrentar seus medos, retorna para os arredores de Crystal Lake. Uma pessoa não identificada, que pode ou não ser Jason, entra no apartamento onde ela está e a mata, levando seu corpo.  Já se você considerar que tudo no primeiro filme ocorreu em 1980 porque bate com uma sexta no calendário, o prólogo desse filme a parte 2 seria em 1980 também.

Aqui um detalhe, Adriane King que fez Alice nos dois primeiros filmes, sofreu com um stalker, alguém que invadiu a vida dela a seguindo, um fã doentio, naquela época era muito fácil se conseguir o telefone de alguém, ele por um ano, entrava na casa dela, conseguiu fazer amizade com ela, e obter mais informação dela com ela mesma, até o ponto de apontar uma arma pra ela e a quase matar. Ela persuadiu o cara, e saiu viva. Ou seja, Adriane King sobreviveu na vida real a um psicopata. A cena do início da parte 2 onde mostra ela em casa antes de Jason a matar, foi inteiramente improvisada, nada ali tinha script, ela nem se quer sabia que seu personagem iria morrer, e inicialmente estrelaria o filme todo, mas seu agente demandou muito cache e resolveram matar ela então. Essa cena dela no começo tem um plano sequência todo no improviso, plano sequência não foi criado em Birdman.
10 de Julho terça-feira

O filme abre com dois adolescentes telefonando para um terceiro, o Teddy, eles vão pra Crystal Lake. Paul Holt's abre um programa de conselheiros próximo a Crystal Lake. Ginny a mais adorada final girl de todos os filmes chega. Anoitece e Paul conta a história de Jason na fogueira. Aqui temos mais uma indicação da cronologia e uma afirmação quase que o primeiro filme se passa com eventos em 1979 porque Paul diz que existe sossego por aquele local a 5 anos, assim 1979 + 5 = 1984. Assumindo eventos em 1984 usando o túmulo de Pamela como norte. Jason Voorhees com um saco na cabeça mata Ralph o doido da cidade na noite desse dia.

11 de julho quarta-feira onde o segundo filme quase inteiro ocorre. Dois adolescentes vão para Cristal Lake bisbilhotar, e antes de serem pegos pela polícia, eles veem um cachorro morto, e pouco antes vemos Jason encarando o cachorro do filme, logo presumimos que Jason o matou, fica quase implícito, só que isso entra em conflito com o final do filme e logo voltamos a isso, vamos marcar *, lembre-se dessa marcação. Um policial menciona que eles tiveram 5 anos de paz desde os eventos do primeiro filme, mais uma afirmação que o primeiro é de 1979 já que segundo o roteiro o segundo se passa em 1984.

Nessa noite um pessoal sai para beber, Ginny e Paul vão junto, e um pessoal fica, os adolescentes transantes já começam a morrer. Jason mata 6 conselheiros e um policial. Paul e Ginny voltam e notam algo errado.

Betsy Palmer retorna para uma participação em uma ilusão de Jason. Nessa cena quando gravavam ela, a atriz que fazia Ginny no momento que ela usa o machete, e era um de verdade, ela literalmente esfaqueou o ator que fazia Jason bem no peito, ele foi para emergência, levou uns pontos e voltou e terminou a cena, mesmo tendo sido aberto no meio nela.

Neste filme temos 2 Jasons. O ator que tinha desistido de ser Jason de início porque não queria fazer suas cenas sem dublê foi chamado para cena de Jason sem máscara, mas só voltou porque foi creditado como Jason no filme todo, mesmo não tendo feito o filme todo, um acordo, e como a maquiagem de Jason sem máscara foi feita para ele de início, concordaram com ele.
Ginny e Paul sobrevivem. Ginny tem um pesadelo assim como Alice no primeiro filme onde sonha que Jason a ataca novamente. Jason escapa ferido com o mesmo machete que cortou a cabeça de sua mãe. E neste filme temos o final mais ambíguo de toda franquia, deixado aberto, não se sabe o que houve com Paul. Jason realmente surgiu na Janela, ou foi um sonho? Essa é uma das perguntas mais feitas na franquia toda. Lembra daquela marcação com o lance da morte do cachorro que marcamos antes *, então ele aparece no final antes de Jason surgir na Janela, evidenciando que todo aquele final fora um sonho já que o cachorro tinha morrido, e só vemos o final de Ginny porque Paul morreu mesmo quando Jason o atacou.

Difícil é apenas saber onde o sonho de Ginny começa de fato, eu acho que foi no momento anterior que ela esfaqueia Jason com o machete já que na cena analisando vemos que Jason levanta a mão bate em Paul, assim tudo depois disso Ginny inventou em sua mente para não ter que lidar com o ocorrido.

A cena que mostra ele e Ginny andando é tudo parte do sonho de Ginny de fato, o problema com esse final é que não se sabe onde o sonho começa exatamente.
12 de Julho quinta-feira. Ajuda chega ao local e  Ginny e possivelmente Paul são levados ao hospital, mostra apenas o lado dela no final desse filme.
As cenas das mortes nesse filme merecem um parágrafo, o casal morto em conjunto na cama, é uma das mais famosas cenas de morte em filmes até hoje, não pela execução, mas sim porque a parte que vemos no filme não é nem um terço do total da cena que foi cortada por ser extremamente forte. A morte do cadeirante é tão controversa quanto, gerando muito alvoroço midiático na época também. E um grande mérito da direção é que neste filme não utilizou os estereótipos normais de filmes de matadores, como a menina vadia, o afro-americano estiloso mas que você sabe que morre, o engraçadinho, e o solitário. Nada disso aparece nesse filme, todos os personagens são gostáveis, e você se importa com eles, todos realmente. Fora que Ginny é uma das final girls (aquela garota que sobrevive no final do massacre), mais votadas até hoje em todos os filmes do gênero, ela é a única que se importava com Jason, vemos ela usando uma serra elétrica, ela é atlética, não é toda sensível e indefesa, se mostrando independente o tempo todo, ela sempre domina a situação, ela é totalmente o oposto da Alice do primeiro filme, que era toda frágil. Na cena onde ela confunde Jason na cabana se você prestar atenção na trama, aprende que ela é estudante de psicologia, então aquela simulação que ela faz para Jason é uma aplicação já que ela entende os motivos de Jason, assim consegue entrar na mente dele. Dê uma olhada na atriz em 1982 e em 2013, a mulher não envelhece. Então se você observar, tem coisas notáveis neste filme. Existe tempo de desenvolvimento de personagens, Alice morre no começo só que você já conhecia quem era ela da parte 1. O filme The Town That Dreaded Sundown (1976), que recentemente ganhou um remake até que bom, serviu de inspiração pra como Jason seria.
Montagem de Imagens Friday the 13th (1980)/ Friday the 13th Part 2 (1981)/Friday the 13th Part III (1982)/Friday the 13th: The Final Chapter (1984)/Friday the 13th: A New Beginning (1985)/Sean S. Cunningham Films/Georgetown Productions Inc./Jason Productions/Paramount Pictures, Warner Bros./Divulgação/Arquivo Pessoal

Já se você considerar que tudo no primeiro filme ocorreu em 1980 porque bate com uma sexta no calendário, o prólogo desse filme a parte 2 seria em 1980 também, e o restante em 1985.

LEIA MAIS SOBRE Jason Voorhees

   PRÓXIMA MATÉRIA:  Sexta-Feira 13 Linha do tempo parte 3

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.